Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Cultura e Turismo
Data: 09/05/2024 - Escrito por: Letícia Cardoso - Imagem: Divulgação/Museu Ferroviário de Tubarão

//Uma volta ao passado: Criciúma terá passeio de Maria Fumaça em celebração ao Dia das Mães

Tweet
Iniciativa, idealizada pela Administração Municipal, em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, contará com dois horários de passeios, entre Criciúma e Siderópolis

O Dia das Mães é uma celebração repleta de afeto e gratidão. Para celebrar a data, neste domingo (12), a Administração Municipal, por meio da Fundação Cultura de Criciúma (FCC), em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, promoverá mais um passeio do Expresso Belluno, entre Criciúma e Siderópolis. As viagens serão realizadas em dois horários: às 9h e às 14h.
 
“Os passeios de trem são um pedido frequente das pessoas. Então, a gente tem procurado intensificar e colocar à disposição dos criciumenses uma experiência única”, explica o diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad. “O passeio de Maria Fumaça no Dia das Mães será o segundo da programação que preparamos para 2024”, complementa. Novos passeios de trem estão programados para ocorrer em julho, entre os municípios de Criciúma, Siderópolis e Urussanga.
 
De acordo com o coordenador dos Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino, a expectativa para o passeio no Dia das Mães é positiva. “Será um passeio especial, pois é um presente único para as mães. A viagem de trem vai percorrer os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FCT) e passar pelo Túnel Ferroviário, em Siderópolis, que conta com uma extensão de quase 400 metros”, evidencia.
 
Durante a viagem, que levará aproximadamente duas horas e meia, haverá uma degustação de vinho da uva Goethe e de suco de uva, além de uma apresentação com sanfoneiros e serviço de bordo com a venda de bebidas, entre outros produtos. Vitorino revela, ainda, que as mães ganharão um “mimo”. Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414.
 
Passeio de locomotiva no Parque das Nações
 
No Parque das Nações, a “Terezinha 01” está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.
 
Museu Ferroviário de Tubarão
 
O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

Mais notícias

Notícias Relacionadas