Data: 28/09/2022 - Escrito por: Daiana Farias - Imagem: Daiana Farias

//Saúde de Criciúma realiza ato em comemoração e reconhecimento ao Dia Internacional do Farmacêutico

Evento ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, nessa última terça-feira (27)

Farmacêuticos que atuam no setor público de Criciúma e da Região Carbonífera se reuniram na noite dessa última terça-feira (27) para uma cerimônia em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, que é celebrado no dia 25 de setembro. O evento que ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, teve como alvo o reconhecimento aos profissionais com a realização de duas palestras, mimos e lembranças distribuídas, e também um café com momento de interação.

Para o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira, o farmacêutico tem um papel importante para a saúde da comunidade, e uma de suas responsabilidades é evitar o mau uso e desperdício de medicamentos, o que gera economia para o setor público de saúde. Uma categoria profissional que está lado a lado da população, garantindo, em diferentes áreas de atuação, prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento, além de contribuir nas pesquisas de desenvolvimento e produção de vacinas e da cura'', destaca.

Conforme Larissa de Oliveira Batista, que atua junto a Gerência de Assistência Farmacêutica de Criciúma, a ideia do evento é dar visibilidade para a profissão. “Considerando o Dia Mundial do Farmacêutico, o ato de hoje também é de comemoração e chamar a atenção para a profissão farmacêutica no âmbito da saúde pública. Tivemos representantes de vários cenários de atuação, em que o farmacêutico faz a diferença na assistência, na logística, no atendimento ao cidadão, na qualidade e no acesso e uso racional dos medicamentos”, pontua.

Compromisso e humanização

Referências na área farmacêutica, o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Marco Aurélio Thiesen Koerich e a secretária de Saúde de Pomerode e também coordenadora do CIR-Médio Vale e secretária-adjunta da Diretoria Executiva do Cosems de Santa Catarina, Lígia Hoepfner, realizaram palestras enaltecendo a importância do trabalho dos farmacêuticos.

O conselho por princípio defende a sociedade, e o que ele faz no dia a dia é buscar uma assistência adequada para que a população além de ter longevidade, tenha qualidade de vida. Então, o profissional farmacêutico está diretamente envolvido nessa assistência, e não existe essa assistência sem a autoridade técnica do farmacêutico, e a valorização de sua autonomia faz com que a sociedade seja protegida”, afirma Marco.

Esse momento de valorização para os profissionais farmacêuticos que a Saúde de Criciúma está fazendo é de extrema importância, pois muitas vezes acham que o seu trabalho não aparece, e com atos como o de hoje, mostrando o quanto já evoluiu a assistência farmacêutica, faz esse profissional aparecer e ser o ator, mostrando sua importância com a sociedade”, relata Lígia.

Dia Internacional do Farmacêutico

No dia 25 de setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico, profissional está, principalmente, nas farmácias, mas também está presente em outras instituições, como nos laboratórios de análises clínicas, de citopatologia e indústrias. A data foi escolhida pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, durante uma conferência realizada em Istambul, na Turquia.