Aprova Digital

Data: 18/05/2022 - Escrito por: Mel Camara - Imagem: Jhulian Pereira

//Profissionais da Saúde do Município recebem capacitação sobre o autismo

Profissionais da Saúde do Município recebem capacitação sobre o autismo

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a AMA-REC e ONDA-Autismo, realizou na tarde desta quarta-feira (18), no Teatro Municipal Elias Angeloni, uma capacitação para profissionais da área da saúde, com o tema “Saúde Amiga da Pessoa Autista”. A capacitação visa sensibilizar os profissionais, para um melhor atendimento e acolhimento as pessoas autistas e seus familiares. “Queremos preparar nossos profissionais para entender a necessidade de ter um olhar ainda mais cuidadoso para que, com isso, eles possam receber um acompanhamento com o mínimo de respeito e sem constrangimentos”, destacou o secretário de Saúde, Arleu da Silveira.

A Conselheira Nacional do ONDA-Autismo, que é também mãe de autista, Elaine Cardoso, lembrou das dificuldades encontradas por pessoas autistas no dia a dia. “Temos muita urgência na conscientização e a humanização dos profissionais, principalmente da área da saúde, que é um ambiente em que precisamos estar frequentemente. A falta de experiência em lidar com o autismo, pode tornar o ambiente um local extremamente assustador para pessoas autistas e para nós, pais, também. Por isso capacitações como essa mudam essa realidade, com conhecimento básico, acolhimento e empatia”, afirmou.

Ainda segundo a conselheira, o apoio da administração municipal tem sido fundamental nessa luta. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde que está sendo fundamental para que todo esse processo aconteça. Estamos muito felizes com a sensibilização do município, que vem nos apoiando e se colocando à disposição para que tenhamos profissionais preparados e sensibilizados”, ressaltou.

Cessão de terreno para a AMA-REC

Antes do início da capacitação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou o termo de cessão de uso de um terreno, de mais de 10 mil metros quadrados, para a AMA-REC, por um período de 10 anos. “Um espaço que será fundamental para a ampliação do atendimento realizado pela instituição, que presta um serviço essencial à Criciúma, com acolhimento da pessoa autista e familiares”, ressaltou o prefeito. “Somos gratos pelo empenho da Prefeitura Municipal, sempre dedicada às políticas públicas voltadas ao tema”, agradeceu o presidente da AMA-REC, José Augusto Freitas.