Data: 21/09/2022 - Escrito por: Mel Camara - Imagem: Arquivo/Decom

//Jemec: 3°edição dos jogos municipais começa nesta sexta-feira

Competição terá a participação de 244 equipes de 43 escolas da rede municipal

Com o objetivo de desenvolver o interesse pelo aprendizado de práticas da Cultura Corporal, ligadas às manifestações esportivas, a Secretaria Municipal de Educação realiza os III Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma (Jemec). O cerimonial de abertura será nesta quinta-feira, dia 22 de setembro às 19h, no Ginásio de Esportes da EMEB Serafina Milioli Pescador, localizado à Rua Álvares de Azevedo, bairro Operária Nova. A competição contará com a participação de 244 equipes de 43 escolas da rede municipal.

“Os Jemec são um projeto grandioso, que tem despertado nos alunos o interesse em aprender através do esporte. O programa, além de incentivar a atividade física, tem nos ajudado a descobrir novos talentos que podem representar o nosso município em competições”, destacou o secretário de Educação, Miri Dagostim.

Segundo o coordenador pedagógico Guilherme Neves, a competição tem o propósito de oportunizar as práticas de modalidades ao maior número de estudantes possíveis, abrangendo os ensinos fundamentais I e II, além de despertar o espírito de coletividade e o trabalho em equipe entre as crianças e adolescentes. “Os Jemec se caracterizam como um momento em que os estudantes socializam de forma prática os conhecimentos acerca dessas modalidades que foram adquiridas nas aulas de educação física em suas unidades de ensino. Além disso, oportuniza a eles a vivência de estarem em outras unidades de ensino representando suas escolas e jogando com suas equipes de maneira saudável e respeitosa”, ressaltou.

Durante os quase dois meses de competição, estudantes do 1° ao 5° ano e do 6° ao 9° ano, disputarão as modalidades de basquetebol, voleibol e futsal. Aproximadamente 2.500 estudantes/atletas participarão da disputa, com o apoio de 50 professores representantes de cada unidade.

Divisão das equipes

As equipes foram divididas em seis regionais. Durante a competição, 21 ginásios e quadras serão utilizados para as disputas que acontecerão em dias alternados para que os alunos não sejam prejudicados. A secretaria disponibilizará lanches e transportes aos estudantes durante todo o evento.

Sobre a competição

Os Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma (Jemec) tiveram início em 2018 como um evento teste, tendo sete escolas participantes. Em 2019 o evento foi ampliado e contou com a participação de 42 escolas da rede municipal de ensino. As escolas participantes se enfrentarão por chaves regionais. Destes, dois grupos sairão classificados para a segunda fase da competição que está prevista para encerrar no dia 5 de novembro de 2022.

EJA nos III Jemec 2022

Neste ano, os III Jemec trarão uma novidade para essa edição. Um evento teste incluirá alunos da EJA na competição. Ao todo, participarão cinco polos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), divididos na modalidade de futsal masculino, tênis de mesa, xadrez, canastra e dominó, com um total de 350 alunos. Por se tratar de um evento piloto, os estudantes terão apenas um dia de competição que acontecerá no dia 20 de setembro antes mesma da abertura dos jogos que iniciará oficialmente no dia 23 de setembro. Os jogos acontecerão na EMEB Luiz Lazzarin no período noturno. A coordenadora da EJA, Lisete de Oliveira Costa de Souza, menciona a importância de oportunizar o acesso desses alunos a competição. “A EJA tem como objetivo proporcionar o acesso à educação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa. Dessa forma, o direito a educação e ao acesso ao conhecimento é garantido, impulsionando o estudante na construção da sua cidadania e contribuindo na sua ascensão no mercado de trabalho”, frisou.

Polos do EJA

A Educação de Jovens e Adultos no município de Criciúma é ofertada em cinco escolas. São elas: Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) Maria Ferreira Santiago no bairro Brasília, EMEIEF. Escola Giácomo Zanette no Santo Antônio, EMEF. Professora Lili Coelho na Santa Luzia, EMEB. Padre Ludovico Coccolo no São Luiz e EMEB. Luiz Lazzarin no bairro Rio Maina.