Os carnês referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 estarão à disposição dos contribuintes em fevereiro. As guias devem ser retiradas pela internet, no site do Governo de Criciúma, por meio do link www.criciuma.sc.gov.br, ou em pontos físicos específicos do município.
Contribuintes com valor do imposto inferior a R$ 200, tem até o dia 26 de fevereiro para efetuar o pagamento em cota única. O imposto pode ser parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja menor que R$ 100. A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 31 de março, no setor de Arrecadação da Prefeitura.
Direito à isenção
A isenção do IPTU é concedida aos aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos de idade que possuem renda familiar de até quatro salários mínimos e imóvel de até 150m². Além dos contribuintes com baixa renda familiar, de até dois salários mínimos. Os interessados não devem ser sócios ou proprietários de empresas.
Taxa de Lixo na conta de água
Por conta da renovação de contrato entre Prefeitura de Criciúma e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS) voltou a ser cobrada nas faturas de água do município. Em 2020, o tributo municipal esteve integrado à guia do IPTU.
Os moradores voltaram a dispor do parcelamento automático em 12 vezes, sem um valor mínimo, podendo realizar o pagamento em cota única até 31 de março. “A mudança acontecerá com exceção dos hidrômetros que não conseguimos individualizar, que continuaram no IPTU”, comentou a fiscal de Rendas e Tributos da Secretaria da Fazenda, Josiani Bombazar.
IPTU Criciúma 2021
Confira os locais físicos para retirada: