Aprova Digital
Aprova
Digital

Data: 29/07/2021 - Escrito por: Richard Vieira - Imagem: Reprodução/Decom

//Inovação: Criciúma lança atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios

Iniciativa começa na próxima segunda-feira e busca evitar aglomerações, dar agilidade no atendimento e ampliar consultas eletivas nas unidades de saúde

Em Criciúma, pessoas com sintomas respiratórios, a partir de segunda-feira (02), passam a receber o primeiro atendimento, via WhatsApp, pela central TeleCovid, da Secretaria Municipal de Saúde, assim como receituários médicos, medidas de isolamento, agendamento de testes, além de encaminhamentos nos casos de urgências.

O objetivo é evitar aglomerações, dar agilidade no atendimento e ampliar consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Informatizamos o nosso sistema para garantir mais segurança e conforto aos moradores. Também estamos em busca de dar celeridade nas consultas eletivas nas UBSs”, afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

O teleatendimento funciona de domingo a domingo das 7 às 19h pelo WhatsApp 3445-8400. Para solicitar atendimento, o cidadão precisa encaminhar um “Oi” e responder “Sim” para a opção “A”. Na linha, um enfermeiro dará as orientações e possíveis encaminhamentos.

“Toda a parte do primeiro atendimento de pacientes com problemas respiratórios será feita por ali. Então, a população não precisa se deslocar até os pontos de saúde, somente em urgências”, explicou o secretário.

Locais de atendimento

O Governo de Criciúma possui seis estruturas para testagens de pacientes com sintomas de Covid-19. São elas: as unidades de saúdes da Quarta Linha, Boa Vista, Pinheirinho e Metropol e o Centro Social Urbano (CSU) da Próspera, além do Centro de Triagem, localizado na área central. Para atendimento nos locais, é necessário agendamento prévio pelo TeleCovid.

As unidades funcionam das 8 às 17h, com exceção do Pinheirinho, que funciona das 8h às 11h30, e o Centro de Triagem, das 8h às 23h, inclusive nos finais de semana.