Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
IPTU 2019
Portal
Transparência
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Voltar
Agricultura e Agronegócio
Data: 18/04/2022 - Escrito por: Patrick Stupp - Imagem: Débora Correa

//Governo Municipal entrega escavadeira hidráulica para Gerência de Agricultura

Tweet
Objetivo é impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e, atender os agricultores presentes no município

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e atender os agricultores presentes no município, na manhã desta segunda-feira (18), o Governo Municipal entregou uma escavadeira hidráulica sobre esteiras. O equipamento, no valor de R$ 733 mil, foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Amin e recursos próprios, e ficará sob responsabilidade da Gerência de Agricultura e Agronegócio de Criciúma.

 

Segundo o gerente de Agricultura e Agronegócio, Vanderlei Zilli, esse equipamento agilizará as produções e, atenderá as principais demandas procuradas pelos produtores agrícolas no município.

 

A escavadeira ficará responsável por atender as demandas, principalmente, na parte de destocamento de terrenos. Como resultado, os produtores poderão aproveitar melhor os espaços para realizarem seu plantio e cultivo”, ressalta.

 

O equipamento também será utilizado na limpeza de valas e açudes, no intuito de evitar inundações nas propriedades em tempos de chuvas intensas. Além disso, em períodos de estiagem ela contribuirá acumulando porcentagens de água que, posteriormente, serão fornecidas nas propriedades evitando as secas no plantio.

 

Este equipamento será importante para proporcionar grandes avanços no mercado da agricultura. Como resultado, através das suas funcionalidades facilitará o trabalho e a mão de obra dos produtores agrícolas. Desse modo, mostraremos mais celeridade no setor do agronegócio no município de Criciúma”, ponderou o prefeito, Clésio Salvaro.

 

Mercado de agronegócio

 

Conforme Zilli, em torno de 10 mil pessoas vivem de forma direta e, indiretamente, da renda obtida das atividades de agronegócio no município. “Criciúma possui em torno de 23,5 mil hectares, sendo oito mil utilizados pela agricultura e agronegócio, com um total de 750 famílias cadastradas”, destacou.

 

Produções do município

 

- Grãos (milho, soja, feijão, arroz) representa 19,7%;

- Pecuária (bovino, frango, ovos, mel, leite, peixe) representa 18,48%;

- Olericultura (banana, tomate, pitaya, hortaliças, cogumelo) representa 26,32%;

- Fumo representa 20,59%;

- Hortifutigranjeiro (hortas e pomares) representa 14,49%;

- Panificados e embutidos representa 1,5%.

Mais notícias

Notícias Relacionadas