Aprova Digital
Digital

Diretoria de Desenvolvimento Econômico
Data: 21/06/2021 - Escrito por: Samuel Borges - Imagem: Divulgação/Decom

//Gestores de Criciúma se reúnem para traçar Plano Estratégico de Gestão Municipal

Encontro definiu prioridades e metas para os próximos anos

Com o objetivo de estabelecer a missão, visão e valores da Prefeitura de Criciúma até 2040, secretários e servidores públicos se reuniram no último sábado (19), em um espaço reservado em Nova Veneza. A imersão ocorreu das 8h às 17h, e contou com a colaboração de técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa fez parte do Plano Estratégico de Gestão Municipal (Pegem).

Segundo o consultor do Sebrae, Cristiam Baldissera de Oliveira, o propósito da iniciativa é trazer inovação para a gestão municipal. “O Pegem aplica práticas de cocriação envolvendo os servidores na busca por soluções inovadoras e de alto impacto nos serviços à população. A decisão da Prefeitura de Criciúma de adotar o programa visa elevar a gestão ao nível das mais bem-sucedidas organizações do mundo”, declarou.

“É uma prática muito importante para o contribuinte, através dela identificamos nossos pontos fracos para poder corrigi-los”, afirmou o gerente da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva. “Fizemos rodadas dinâmicas de projetos. Reunimos, por exemplo, representantes da Fazenda e da Educação para pensarem em iniciativas em conjunto. Em seguida, alternávamos as secretarias para desenvolver estratégias inovadoras.”

De acordo com o gerente, o Núcleo de Projetos e Processos (NPP), comandado por ele e pelo Secretário-Geral do Município, Vagner Espíndola, ficará responsável por acompanhar a execução de projetos. Cada secretaria contará com Agentes de Desenvolvimento Interno (ADIs), que passarão por treinamento para auxiliar nessa tarefa.

Geor

Além da implantação do Pegem, a prefeitura colocará em prática o Sistema de Informação de Gestão (Geor). Nele, será possível acompanhar todos os projetos em andamento na administração pública municipal. A ferramenta e o Pegem, assim como 45 projetos de inovação em desenvolvimento no governo, fazem parte do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, adquirido no início do ano pela Prefeitura de Criciúma.