A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo de 2024. Nesta quarta-feira (7), os professores da rede municipal participaram de uma formação ministrada pelo escritor, filósofo e professor Gabriel Chalita. “Sua Excelência: o Professor” reuniu 1,5 mil profissionais no Espaço Flor de Lis, no bairro Primeira Linha.
O encontro iniciou uma semana de formações, que segue até esta sexta-feira (9). “A formação de ontem teve como objetivo inspirar os professores a apresentarem um universo de conhecimento aos estudantes. O professor é um agente de transformação. Por isso, a docência deve ter como base o acolhimento, o respeito, a solução de problemas, oportunizando o desenvolvimento de valores, habilidades e competências que o acompanharão ao longo de sua vida”, relata o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
Encontros formativos
Os profissionais das escolas municipais de Criciúma estão participando de uma semana de formações realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa é composta por palestras e encontros formativos, com diversos temas educacionais, sendo que cada formação é destinada a diferentes grupos de profissionais. O primeiro encontro da semana foi voltado aos serventes escolares, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Araranguá.
Ministrado pela nutricionista da Epagri e mestranda em Ciências dos Alimentos, Elisa Rovaris Pinheiro, e pelo médico veterinário especialista em Tecnologia dos Alimentos, Marcelo Silva Pedroso, o curso abordou o tema “As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, com o objetivo de melhor instruir os serventes responsáveis pela merenda escolar a partir de conteúdos como legislação sanitária, microbiologia dos alimentos, doenças transmitidas através dos alimentos e da água, higiene pessoal e do ambiente, entre outros. Cerca de 280 serventes escolares da prefeitura participaram da iniciativa.
Neste ano, além de professores e serventes, os estagiários também poderão participar de formações específicas, como a de “Manejo e Acolhimento aos Estudantes com Deficiência”. “Os dias de formação foram planejados para oportunizar aos profissionais a reflexão sobre a prática. Teremos momentos de formação para todos os profissionais, como também formações temáticas para as áreas específicas. É um momento singular de ampliação dos conhecimentos”, conta a coordenadora pedagógica-geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.