Data: 11/05/2022 - Escrito por: Mel Camara - Imagem: Samuel Borges

//Educação aplica Avaliação de Aprendizagem nas escolas municipais de Criciúma

Resultado das avaliações servirão para planejar ações pedagógicas do processo de ensino aprendizagem

Os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma estão participando de uma avaliação de larga escala. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Avaliação da Aprendizagem de Criciúma (Promac), visa avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas municipais. O exame ocorre até nesta quinta-feira (12), de forma amostral, e aproximadamente 7 mil estudantes do 3°, 5°,6° e 8° ano participam da avaliação, que aborda componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

“Os resultados obtidos a partir da aplicação dessa avaliação serão utilizados para planejar ações pedagógicas com o objetivo de consolidar as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas pelos estudantes”, explicou o secretário de Educação, Miri Dagostim. As questões foram organizadas a partir das diretrizes curriculares do Ensino Fundamental do município, seguindo as matrizes de referência do Ministério da Educação.

Segundo a coordenadora geral pedagógica, Silvana Alves Bento Marcineiro, a Educação vive um tempo de transição e a secretaria, por meio do Programa de Avaliação Interna, poderá avaliar o andamento do processo de ensino e aprendizagem. “Assim, será possível realizar o planejamento de ações alinhadas às questões apontadas na avaliação. Neste sentido, garantiremos aos estudantes, além do direito ao acesso e a permanência na escola, o direito da aprendizagem”, ressaltou a coordenadora.

Questões

Os alunos do 3° e 5° ano respondem a 15 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Já os alunos de 6° e 8° ano respondem a 20 questões do mesmo seguimento.

Primeira fase da 2ª Láurea Estudantil

Em consonância com o Promac, será realizada a primeira fase da 2ª Láurea Estudantil, com a participação de alunos do 5°, 6° e 8° ano. As avaliações ocorrem em dois dias da semana, a primeira foi na última terça-feira (10) com questões de Matemática e nesta quinta-feira (12) será produção textual. Os alunos do 5° ano terão a missão de produzir textos sobre poema, os do 6° ano produzirão uma autobiografia e os alunos do 8° seguirão o gênero de cartaz.