Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Saúde
Data: 06/06/2024 - Escrito por: Mariana Machado - Imagem: Divulgação/Internet

//Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre neste sábado em Criciúma

Tweet
Ação de imunização segue até o dia 14 de junho

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçará a programação da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, iniciada no dia 27 de maio, e que segue até o dia 14 de junho. Neste sábado (8), acontecerá o “Dia D” da campanha, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Também haverá ações na Praça Nereu Ramos, com as equipes da UBS Centro Dr. Antônio Pazini à disposição para aplicar as vacinas. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação da criança.
 
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa, provocada pelo poliovírus selvagem, que pode causar, em situações mais graves, a paralisia permanente nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
 
O secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, ressalta que a vacinação é uma aliada da saúde infantil. “As crianças devem ser vacinadas para que não sofram com as sequelas de doenças que podem ser evitadas. Se toda a população seguir o calendário vacinal, poderemos manter nossas crianças seguras. Enquanto houver crianças infectadas com a poliomielite, todos os países correm o risco de reintroduzir o vírus, por isso a importância de manter a vacinação em dia”, alerta.
 
A meta de cobertura vacinal da poliomielite é de 95%. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, até o momento, foram aplicadas 665 doses da Vacina Oral da Poliomielite (VOP) em crianças acima de um e menores de cinco anos. O público-alvo estimado para receber a dose (gotinha) nesta faixa etária é de 10,7 mil crianças, representando uma cobertura aproximada de 6,2%.
 
Esquema vacinal da Poliomielite (VIP/VOP)
 
Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas, conforme o Calendário de Vacinação de Crianças, do Ministério da Saúde (MS). O esquema vacinal completo da poliomielite é composto por cinco doses: três da Vacina Injetável (aos dois, quatro e seis meses de vida) e mais duas da Vacina Oral (para crianças de 15 meses a quatro anos).

Mais notícias

Notícias Relacionadas