Aprova Digital
Digital

Data: 20/04/2021 - Escrito por: Ana de Mattia - Imagem: Arquivo/Decom

//Dia ‘D’ contra a Influenza é nesta quarta-feira em Criciúma

Salas de vacinação estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O município recebeu mais cinco mil doses para aplicar no público-alvo

O grupo prioritário da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem um dia a mais para receber o imunizante. Nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, as salas de vacinação de Criciúma estarão abertas e funcionarão das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O público-alvo nesta etapa é formado por crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). O município também recebeu mais cinco mil doses para dar continuidade à vacinação.

Além disso, os profissionais de saúde também poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para serem vacinados. Anteriormente, a recomendação era que os trabalhadores aguardassem e priorizassem a vacinação contra a Covid-19, sendo necessário um intervalo de 14 dias entre os imunizantes. A primeira etapa da influenza encerra no dia 10 de maio e a campanha segue até o dia 9 de julho.

Nesta primeira fase, Criciúma precisa imunizar 15 mil crianças, 2.046 gestantes e 336 puérperas. “A procura da população está dentro da normalidade. O Dia ‘D’ é mais uma oportunidade para o grupo prioritário receber sua dose, sabemos que muitos trabalham o dia todo e as crianças estão nas escolas, sendo uma oportunidade para os pais levarem as crianças sem prejudicar a rotina escolar”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. Não é necessário realizar o agendamento nas UBSs, apenas levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira as etapas de vacinação para os grupos prioritários:

Primeira etapa (a partir de 12 de abril)

- Crianças de 6 meses a menores de seis anos

- Gestantes

- Puérperas

-Trabalhadores da saúde

Segunda etapa (a partir de 11 de maio)

- Idosos com 60 anos ou mais

- Professores

Terceira etapa (a partir do dia 9 de junho)

- Comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso

- Trabalhadores Portuários

- Forças de Segurança e Salvamento

- Forças Armadas

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.