Com a temática “Criciúma, uma cidade inovadora. Construindo o futuro por meio da Ciência e Tecnologia”, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (7) o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro. O evento, alusivo aos 201 anos da Independência do Brasil, contou com a participação de 93 instituições, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.
“Não há manifestação mais legítima do cidadão do que manifestar o amor à pátria. A bandeira do Brasil pertence a cada um de nós aqui presentes. Depois de mais de 300 anos de colonização, veio a independência, o marco mais importante na história do Brasil. Sem ela, certamente, não estaríamos aqui, reunidos, demonstrando amor à nossa pátria, ao Estado de Santa Catarina e a cidade de Criciúma”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
Antes do início do desfile, o público acompanhou o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Criciúma. Também foram executados, pela banda do 28º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), os hinos nacional, da bandeira, da Independência e o de Criciúma. Logo após, o prefeito Clésio Salvaro realizou a revista à tropa, em um veículo oficial do Exército Brasileiro para, então, iniciar o desfile cívico-militar.
O tema deste ano refletiu os investimentos recentes do Governo de Criciúma na área da educação, como o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², e os Clubes de Robótica, realizados durante o contraturno escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. “Trazemos a educação como tema, pois é só através dela que podemos mudar o nosso país para melhor. Inserir as tecnologias no cotidiano escolar é possibilitar a abertura de novos caminhos para esses pequenos cidadãos. Nossos educadores estão moldando o futuro dos estudantes, por meio de práticas integrativas, que aguçam a criatividade e o raciocínio lógico. Neste dia especial para a história do país, precisamos mostrar, também, a importância dos valores cívicos às nossas crianças”, afirmou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
O ato cívico-militar foi realizado na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, e teve mais de quatro horas de duração. A solenidade também contou com o fogo simbólico, aceso na última sexta-feira (1º), durante a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, no Parque da Prefeitura. A chama ficou sob a guarda dos soldados do Exército Brasileiro, até esta quinta-feira.