Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Voltar
Educação
Data: 24/11/2022 - Escrito por: Patrick Stüpp - Imagem: Divulgação/Decom

//Desenvolvimento de currículos é estimulado no Clube Jovem Empreendedor em Criciúma

Tweet
Atividades do projeto encerram com os estudantes apresentando seus Desafios de Inovação na próxima quarta-feira, no Teatro Municipal Elias Angeloni

Entender como funciona uma entrevista de emprego e as etapas para a construção de um currículo tanto pessoal quanto profissional, foram algumas das atividades desenvolvidas no Clube Jovem Empreendedor nas últimas semanas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. A oficina foi uma sugestão dos professores e dos próprios estudantes sendo executada, aproximadamente, com 250 estudantes do ano das escolas municipais.

Escrever um currículo é, antes de tudo, refletir sobre onde estou e onde quero chegar e esta ação envolve características importantes do empreendedor. Como, por exemplo, o autoconhecimento, estabelecimento de metas, iniciativa, busca por informações e, principalmente, a amplitude de oportunidades”, destacou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Segundo a coordenadora de Clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, por estarem cursando o ano, os estudantes ainda não tiveram a sua primeira experiência no mercado de trabalho, mas já estão pensando a respeito das decisões para executarem no seu futuro profissional. “Diante disso, ao escrever o currículo, os estudantes percebem que não tem muito a apresentar sobre sua experiência profissional e que precisam enfatizar as características pessoais que podem destacá-lo entre os demais. Essas características também são as que percebemos em um estudante dedicado, por exemplo: o comprometimento, persistência, proatividade e a criatividade”, pontuou.

Etapas na construção de um currículo

Ao todo, a oficina foi desenvolvida durante três semanas. De acordo com a coordenadora pedagógica, Daniela Chagas Pacheco Garcia, na primeira semana o objetivo foi conhecer os diferentes tipos de currículos para os estudantes escreverem o seu currículo pessoal. Já na segunda semana, os estudantes assistiram entrevistas e aprenderam como e o que fazer no momento em que vão2 falar a respeito do seu currículo.

“E, para finalizar, os professores visitaram um outro clube para realizar a entrevista, simulando a sala de espera, o momento da entrevista em si e o resultado. Todos participaram e observaram o seu colega e a surpresa foi que, no final, os estudantes identificaram quem seria o candidato mais preparado para ocupar a vaga”, frisou. “Nesse exercício, todos perceberam que a comunicação, como habilidade empreendedora, é importante para apresentar o que está escrito no papel”, reforçou a coordenadora.

Feira de Empreendedorismo Estudantil

Após a finalização das oficinas dos currículos, o projeto do Clube Jovem Empreendedor encerrará na próxima quarta-feira (30) na Feira de Empreendedorismo Estudantil, no Teatro Municipal Elias Angeloni. Conforme Karine, durante essa semana e na próxima, os estudantes estão finalizando os seus Desafios de Inovação que serão apresentados aos empresários que apadrinharam os clubes, finalizando as atividades do projeto neste último grande evento.

“Em geral, no clube, incentivamos o estudante a buscar informações sobre as profissões, fazer leituras e participar de cursos. Assim, todas as nossas atividades são feitas com a finalidade de estimular o comportamento empreendedor de todos os nossos estudantes. Desse modo, eles percebem e conquistam autonomia para tomar decisões e buscar as condições necessárias para fazer a diferença em seus futuros”, concluiu a coordenadora de Clubes.

Mais notícias

Notícias Relacionadas