Procon
Data: 31/03/2022 - Escrito por: Patrick Stüpp - Imagem: Divulgação/Decom

//Criciúma terá Procon Digital a partir de abril

Objetivo é melhorar a prestação de serviços e o atendimento na Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon)

Na iniciativa de melhorar a prestação de serviços e o atendimento, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma parceria com a Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI). O projeto solicitado visa implantar uma solução nomeada Procon Digital, que será disponibilizada a partir do dia 11 de abril. “Essa inovação foi pensada considerando a evolução tecnológica e visando um atendimento cada vez mais eficaz para a população. Um recurso inovador que deve facilitar os processos e aproximar o consumidor do órgão municipal”, ressaltou o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.

A ferramenta trará um sistema automatizado e integrado na comunicação interna e externa da instituição. De acordo o diretor de TI, Tiago Pavan, essa implementação de processos digitais eliminará o uso de papéis, por meio de rotinas de certificação digital e uso de assinaturas eletrônicas.

“Isso ocorrerá devido a disponibilização via internet de atendimentos seguros, intuitivos e, interruptamente, disponíveis. A criação da ferramenta também busca melhorar o contato entre consumidor e fornecedor. Ou seja, não somente transmitir os processos administrativos e, sim, ampliar a afetividade nas respostas aos consumidores”, ressaltou.

Soluções da ferramenta

A ideia para a criação da ferramenta veio durante o período pandêmico. Conforme Colle, a época digital está predominando e, a parceria junto com o Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) revolucionará o setor, criando uma plataforma 100% digital que facilitará a vida dos consumidores.

“Desse modo, não precisará de deslocamentos físicos até o órgão do Procon, reduzindo o fluxo de pessoas e veículos durante os horários de expediente. Como resultado, trará agilidade nos processos e execuções criando um histórico de trabalho registrado e organizado”, ponderou.

Já para o diretor de TI, o Procon Digital apresentará uma interface digital. “Dessa forma, esse processo de desenvolvimento permitirá que os usuários realizem suas solicitações e receberem os seus resultados de forma remota”, concluiu.

Outras funcionalidades:

- Permitir que os servidores gerenciam suas atividades, tendo controle dos prazos de resolução, fila de trabalho eletrônica, priorização e sequenciamento de ações;

- Manter sempre acessível a documentação relacionada, evitando o uso de pen-drives e e-mails pessoais;

- Reduzir a informalidade, oferecendo ferramenta de atendimento ao consumidor rápida e prática para registro, execução, planejamento e controle das atividades oficiais;

- Receber informações sobre a quantidade de documentos eletrônicos enviados, bem como a quantidade potencial de impressões economizadas;

- Fornece espaço para registro de pautas de reunião e projeção de prazos a serem cumpridos, compartilhados entre todos os envolvidos;

- Agrupar de forma digital as respostas dos documentos em um único local, facilitando o entendimento e a tomada de decisão, baseada na cronologia dos fatos;

- Garantir a confidencialidade nos documentos, adotando práticas que aumentam a segurança na autenticação dos usuários.