Aprova Digital
Aprova
Digital

Data: 04/05/2022 - Escrito por: Daiana Farias - Imagem: Jhulian Pereira

//Criciúma realiza entrega de próteses dentárias pelo Programa Brasil Sorridente

Foram 280 pessoas contempladas com 400 próteses

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Brasil Sorridente do Governo Federal, realizou na tarde desta quarta-feira (4) a entrega do serviço de prótese dentária total e parcial para os pacientes do município, que estavam na fila de regulação.

Foram 280 pessoas contempladas com 400 próteses (entre totais e parciais), que receberam as autorizações para se deslocarem até as clínicas credenciadas, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CisAmrec). Os consultórios prestarão todo atendimento para confecção das próteses. “Hoje, isso, representa qualidade de vida, e nós queremos que vocês gostem de viver, então, aproveitem essa oportunidade e vamos sorrir”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

Conforme residente multiprofissional da Unesc e também um dos responsáveis pela área de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cristian da Silva Serpa, Criciúma foi credenciada nos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) em 2015, realizando em torno de 40 próteses dentárias por mês.

Já no último ano, realizamos 100 próteses todos os meses, e no mês de agosto de 2022 iniciamos a prótese parcial, sendo que utilizamos os próprios dentes que os pacientes têm em boca para suporte dessa peça protética”, explicou Cristian. “Devolver para a população de Criciúma a dignidade em poder comer, sorrir, trabalhar e ter sua função estética renovada é nosso objetivo”, completou o secretário de Saúde, Arleu da Silveira, que estava presente na entrega.

A aposentada, Rosane Farias dos Santos, foi uma das contempladas com a prótese dentária total na tarde desta quarta-feira. “Eu sem condições de pagar, é uma satisfação maravilhosa em poder receber pela prefeitura essa prótese. É um trabalho excelente”, afirmou.

Sobre o programa Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente tem promovido a reorganização das práticas e da rede de Atenção à Saúde, além da ampliação e qualificação do acesso aos serviços de Atenção Primária em Saúde Bucal.

Confira as clínicas credenciadas pela CISAMREC:

NSA Odontologia

Pro Sorriso