Data: 12/05/2022 - Escrito por: Ana De Mattia - Imagem: Arquivo/Decom

//Criciúma inicia Semana Nacional dos Museus na próxima segunda-feira

Museu Augusto Casagrande promoverá exposição e oficinas voltadas para temática da cultura africana

A cultura africana será tema da 20ª Semana Nacional dos Museus, que inicia na próxima segunda-feira (16), em Criciúma. Para celebrar a temática ‘O poder do museu: Africanos locais e Afrodescendentes: valorizando suas culturas’, o Museu Augusto Casagrande fará uma exposição de esculturas e peças de vestuário africano, além de ofertar oficinas e seminários até a próxima sexta-feira (20).

A iniciativa é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Conforme o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande, a ação pretende incentivar o conhecimento da cultura africana para os criciumenses e alunos da rede municipal de ensino. “Entre as etnias que formam a nossa cidade, a africana é uma delas e precisamos conhecer e evidenciar esta cultura. Para isso, teremos durante toda a semana uma exposição formada com obras da cultura africana do acervo de particulares”, destaca.

Além disso, a programação da semana dos museus conta com seminários, oficinas de confecção de bonecas Abayomi, capoeira e dança, etc. As oficinas serão abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. As escolas municipais também participarão das atividades durante a ação.

“O museu tem o poder de fortalecer uma história e uma cultura. Por esse motivo, foi escolhido o tema ‘Africanos locais e afrodescendentes: valorizando suas culturas’, pois precisamos valorizar os imigrantes africanos que se instalaram em nossa cidade, bem como os afrodescendentes com a riqueza de suas histórias e de suas culturas”, acrescentou a historiadora da FCC, Cinthia Franco.

Segunda-feira (16)

9h – Abertura da Exposição
Oficina da Boneca Abayomi (Historiadora Cinthia Franco)

14h - Oficina da Boneca Abayomi (Profª Liliane Teixeira)

Terça-feira (17)

9h - Oficina Capoeira (Grupo Beribazu - Projeto de Capoeira Unesc e Casa do Hip Hop)

14h - Oficina Capoeira (Grupo Beribazu - Projeto de Capoeira Unesc e Casa do Hip Hop)

Quarta-feira (18)

9h - Oficina de Dança (Professor Vitor da Rosa)

14h - Oficina de Dança  (Professor Vitor da Rosa)

19h - Roda de conversa (Prof ª Leila)

Quinta-feira (19)

9h - Oficina da Boneca Abayomi (Historiadora Cinthia Franco)

14h - Oficina da Boneca Abayomi  (Professora Carla Fabiana Martins)

19h -  Roda de conversa (Prof ª Leila)

Sexta-feira (20)

9h - Seminário Arte Ibo (em ibo: ?kà Igbo) e a invisibilidade do patrimônio negro no Museus (Letícia Damazio)

14h - Seminário Arte Ibo (em ibo: ?kà Igbo) e a invisibilidade do patrimônio negro no Museus (Letícia Damazio)

Apresentação em escola

Também na próxima segunda-feira (16), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Luiz Lazzarin receberão o espetáculo ‘Malagueta Quer Ser Grande’. Os estudantes da oficina de teatro da EMEB Ângelo de Luca também assistirão à peça. A iniciativa faz parte do Projeto Viagem Teatral, que visa a difusão da arte teatral em Santa Catarina.

Sinopse: A Palhaça Malagueta queria ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas a descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho.