Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
IPTU 2019
Portal
Transparência
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Voltar
Desenvolvimento Econômico
Data: 07/06/2022 - Escrito por: Eduarda Salazar - Imagem: Arquivo/Decom

//Criciúma está entre as cidades do país com o menor tempo para a abertura de uma nova empresa

Tweet
Somente em abril, foram abertos 513 novos empreendimentos no município

Criciúma continua sendo destaque no desenvolvimento econômico, figurando entre as dez cidades do país com o menor tempo para abertura de novas empresas. O município está em 4° lugar no ranking, no primeiro quadrimestre de 2022. Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Economia, por meio do Mapa das Empresas, a cada 4 horas e 11 minutos, uma nova empresa pode ser instalada no município. Somente em abril, foram abertos 513 novos empreendimentos, totalizando 2.104 empresas abertas desde janeiro de 2022, e um total de 26.771 empresas ativas no município até o fim do primeiro quadrimestre. 

Conforme o ranking, Criciúma apresenta, ainda, um resultado melhor do que Santa Catarina, que tem o tempo médio para abertura de uma empresa de um dia e 21 horas, ficando em 23º lugar no comparativo com os demais estados brasileiros. No Brasil, o tempo médio é de um dia e 16 horas. “Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, somos o primeiro, com a melhor média de abertura de empresas. Resultado que é reflexo de todo o trabalho realizado pela administração municipal, desburocratizando os processos e fomentando o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro. 

A rapidez no processo faz com que a cidade se torne cada vez mais atrativa para empresários que procuram um bom lugar para investir. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, desde 2017 o governo municipal vem trabalhando na desburocratização e praticidade do processo de abertura de novas empresas. A melhora no ambiente de negócios aconteceu devido a integração do sistema municipal com o estadual. “A expectativa é de que nos próximos meses a gente reduza ainda mais esse tempo, por conta justamente dessa integração”, afirmou. 

Sobre o Mapa das Empresas

O Mapa das Empresas é uma ferramenta do Governo Federal, que tem o objetivo de fornecer dados e quantitativos de empresas que forma abertas no país, e o tempo médio necessário para a abertura. O mapa registrou 19.373.257 empresas ativas no Brasil até o primeiro quadrimestre de 2022, sendo 1.350.127 abertas durante esse período.

Mais notícias

Notícias Relacionadas