Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Protocolo On-Line
Protocolo
On-Line
COVID-19
COVID-19
Aprova Digital
Aprova
Digital


(48) 3431-0200


Rua Domênico Sônego, 542 - Paço Municipal Marcos Rovaris - Santa Bárbara - Criciúma - SC CEP: 88.804-050


08:00h às 17:00h
Voltar
Gerência de Agricultura e Agronegócio
Data: 28/06/2021 - Escrito por: Richard Vieira - Imagem: Arquivo/Decom

//Criciúma é destaque na produção de tilápia

Tweet
Cerca de 120 toneladas são vendidas por ano no município

Márcio Domenghini é produtor de tilápia em Criciúma. Há cinco anos o agricultor no ramo de soja e milho decidiu inovar e começar a investir também na piscicultura. Hoje, ele já produz anualmente 64 toneladas de peixe. A quantia faz parte das 120 criadas por ano no município.

“A ideia surgiu com um programa de diversificação da cultura do fumo, do governo estadual, que atualmente é feito pela Epagri. Então, decidi investir. Na época trabalhava com fumo, mas este ano consegui parar. Hoje só trabalho com milho, soja e a tilápia“, contou Domenghini.

Ele é um dos três produtores de tilápia do município, cadastrados na Gerência da Agricultura e Agronegócio de Criciúma. Juntos, produzem em média 120 toneladas por ano. “É uma quantidade bem expressiva, tendo em vista que começamos a nos destacar na produção há três anos”, comentou o gerente da pasta, Vanderlei Zilli.

Planos

A ideia da gerência é ampliar nos próximos anos o número de produtores em Criciúma. “Nossa equipe está à disposição para aqueles que tiverem interesse em começar a criar tilápia ou aumentar a produção. Nós temos o programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Agropecuário (Promida) para ajudar os produtores e agricultores”, explicou Zilli.

Outra proposta é industrializar o produto. “Hoje os piscicultores daqui vendem a tilápia inteira. A ideia é criar uma cooperativa para que eles possam comercializar em filé o peixe”, destacou.

 

Mais notícias

Notícias Relacionadas