Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
IPTU 2019
Portal
Transparência
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Voltar
Educação
Data: 07/06/2022 - Escrito por: Patrick Stüpp - Imagem: Divulgação/Decom

//Contato com os astros e experiências espaciais são o foco do Parque Astronômico de Criciúma

Tweet
Ambiente contará com vários elementos que despertam a curiosidade dos estudantes a respeito do universo e incentivam o estudo da Astronomia

Incentivar o estudo da Astronomia e a observação das estrelas será o foco para a construção de um Parque Astronômico no município de Criciúma, previsto para ser inaugurado em 6 de janeiro de 2023. O local contará com vários elementos que despertam a curiosidade dos estudantes a respeito do universo, o estudo e compreensão dos astros atendendo as atividades da Secretaria Municipal de Educação e os Clubes de Astronomia.

“A construção deste parque astronômico será mais uma grande conquista para a cidade de Criciúma. Serão momentos importantes propiciados para o meio educacional, que auxiliam e enriquecem o ensino, oportunizando novos métodos de aprendizagem tanto para os estudantes, quanto para a população em geral presentes no município”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Conforme a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, os elementos que constituirão o parque serão um planetário digital, exposições de constelações, salas makers, laboratórios e observatórios. Possibilitando a utilização de métodos diferenciados e ambientes interessantes para auxiliar nas práticas de ensino.

“Dentro da cúpula será projetado todo o ambiente espacial e os estudantes poderão ficar deitados enquanto observam as imagens refletidas do universo. Assim, conseguindo fazer uma visita ao sistema solar com toda a estrutura que o ambiente oferecerá”, enfatizou.

Para a coordenadora de clubes Karine Luiz Calegari Mrotskoski, o parque astronômico encantará os estudantes por meio de sessões dinâmicas. Principalmente, pelo realismo da apresentação dos fenômenos do universo, despertando o interesse dos estudantes para a Ciência. “Dessa forma, acreditamos que será também um polo de atração de abrangência não apenas municipal, mas também regional. Atendendo às comunidades dos municípios do entorno, instigando inúmeras possibilidades de interação e conhecimento”, ressaltou.

Planetário digital

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana Tita Belloli, o parque será construído no Morro Cechinel. O terreno para a construção da sua estrutura já foi adquirido e o primeiro elemento a ser erguido será o planetário digital, que funcionará dentro da cúpula construída no local. Já os demais elementos que constituirão o parque ficarão em seu entorno.

“Esta cúpula será construída com um revestimento metálico, onde, por meio dos sistemas tecnológicos presentes, possibilitará as práticas de imersão das constelações no ambiente e na sua estrutura. O espaço também terá um acesso com cobertura em sua entrada, a execução da licitação da cúpula e dos equipamentos que vão constituir o planetário já aconteceu e o processo da construção da estrutura do planetário está em finalização de projeto”, completou.

Benefícios na educação

A coordenadora-geral ressaltou, ainda, que a construção de um planetário com sistemas digitais traz benefícios ao sistema educacional, por inserir os estudantes em um cenário cada vez mais tecnológico, contribuindo para um perfil diferente daqueles que observavam os céus décadas atrás. “Essas evoluções tecnológicas na qual vivemos exigem a utilização de recursos adequados que despertem o desejo e a curiosidade pelos conteúdos aplicados nas instituições de ensino. Uma vez que o sucesso do ensino e aprendizagem também está relacionado às metodologias utilizadas pelo professor”, destacou Cristiane.

De acordo com o secretário de Educação, Miri Dagostim, a existência de um planetário em Criciúma trará muitos benefícios à educação e à população criciumense em geral. “Realizará a importante função de apresentar, de forma lúdica e atraente, temas presentes em várias áreas do conhecimento. Como nas disciplinas de Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, além de Astronomia e Astronáutica”, ponderou.

Avanços nos Clubes de Astronomia

Atualmente, durante os encontros nos Clubes de Astronomia, os estudantes das escolas municipais têm acesso ao conhecimento através da exposição de conteúdo com informações e imagens utilizando-se o data show. Além disso, atividades práticas são realizadas com frequência. Uma delas foi a construção e lançamento de foguetes, após os clubistas estudarem sobre a temática, e na troca de experiências nos aulões da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Mas, com a construção do planetário, as práticas de ensino nos Clubes de Astronomia serão mais completas e eficazes, porque será uma ferramenta que apresentará de forma didática, lúdica e atraente conteúdos de diversas áreas. A professora do projeto, Vanessa Medeiros, afirma que o planetário proporcionará os sentidos visuais, auditivos e emocionais em um ambiente imersivo.

“Os elementos que serão proporcionados são essenciais e fundamentais para o ensino de Astronomia. Sendo assim, as diversas áreas do conhecimento poderão apresentar sessões dinâmicas com muito realismo sobre a temática desejada, e as imagens proporcionarão aos estudantes acesso a fenômenos e conceitos astronômicos facilitando a sua compreensão”, explicou.

Mais notícias

Notícias Relacionadas