Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Educação
Data: 07/05/2024 - Escrito por: Shaiane Corrêa - Imagem: Eliezer Cardoso

//Clube do Jovem Empreendedor: estudantes da rede municipal de Criciúma participam de integração com empresários

Tweet
Edição deste ano propõe que os estudantes encontrem um desafio sustentável nas unidades de ensino da rede municipal

A Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Sebrae, retomou os encontros do Clube do Jovem Empreendedor, que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Participam da segunda edição da iniciativa os estudantes de 13 unidades de ensino da rede municipal, totalizando aproximadamente 160 membros. Nos últimos dias, os estudantes fizeram uma visita à Casa do Empreendedor, situada no Paço Municipal Marcos Rovaris.
 
A segunda edição do Clube do Jovem Empreendedor tem como tema “Soluções Sustentáveis” e incentiva que os membros busquem um desafio sustentável em suas escolas. A visita à Casa do Empreendedor teve o papel de familiarizar os estudantes ao processo de criação de um negócio. Além disso, os alunos terão encontros periódicos com empresários da região carbonífera. “Promover a integração entre profissionais qualificados e os nossos alunos é fundamental para o andamento desse projeto. Esses meninos e meninas são o futuro do desenvolvimento da nossa cidade”, comenta o prefeito Clésio Salvaro.
 
A proposta do projeto é oportunizar aos alunos a troca de experiências junto aos empreendedores regionais, que devem colaborar com o desenvolvimento de um modelo de gestão inovador para as escolas. “Essa parceria multi-institucional traz inúmeros benefícios para os estudantes que já pensam no seu futuro profissional”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
 
A Casa do Empreendedor
 
Localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, a Casa do Empreendedor é um setor da prefeitura que oferece, há seis anos, equipamentos de apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O setor foi instalado a partir do entendimento de que a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um obstáculo para os empreendedores. A Casa do Empreendedor foi idealizada para que o processo de abertura de um novo negócio se tornasse mais prático e ágil, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da cidade.
 
“A interação entre estudantes e empresários da região traz uma visão mais ampla para os alunos e faz com que eles se sintam motivados e mais envolvidos nas atividades que o Clube do Jovem Empreendedor propõe”, conta a coordenadora da iniciativa, Rúbia Acordi.
 
Associação Beneficente Happy Face
 
Partindo da premissa de que a inovação é gerada a partir da união de forças entre Administração Municipal, produtores de conhecimento, empresas e a sociedade civil, a Prefeitura de Criciúma implantou, no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), um espaço para a Associação Beneficente Happy Face. A organização funciona desde 2014 como um HUB de programas sociais e não possui fins lucrativos.
 
Com a iniciativa de integrar, cada vez mais, educação e inovação, a Happy Face deve utilizar a nova estrutura para colocar em prática o projeto “Happy Gifted - Potencializando Talentos”, que promove a identificação, através de testes psicológicos, de crianças e adolescentes com indicadores de Altas Habilidades e Superdotação (AHSD), além de oferecer enriquecimento pedagógico nas áreas de inteligência acadêmica, intrapessoal, interpessoal, corporal, cinestésica, espacial e artística. “O projeto se destaca porque busca dar suporte educacional às crianças com altas habilidades, para que elas aprendam o necessário sem deixar de lado a área em que se destacam”, salienta a gestora Mari Angelis Jamardo.

Mais notícias

Notícias Relacionadas