Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Protocolo On-Line
Protocolo
On-Line
COVID-19
COVID-19
Aprova Digital
Aprova
Digital


(48) 3431-0200


Rua Domênico Sônego, 542 - Paço Municipal Marcos Rovaris - Santa Bárbara - Criciúma - SC CEP: 88.804-050


08:00h às 17:00h
Voltar
Famcri
Data: 29/06/2021 - Escrito por: Thaís Borges - Imagem: Arquivo/Decom

//Centro de Controle de Zoonoses e Núcleo de Bem-Estar Animal: equipamentos à disposição dos cidadãos

Tweet
Os dois locais têm como referência os animais, mas a prestação de serviços é distinta

O Governo de Criciúma conta com diversos setores que possuem papéis diferentes. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, e o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), são dois equipamentos municipais que oferecem serviços distintos à população.

Serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses

Realizando monitoramentos e vistorias no município desde 2011, o Centro de Controle de Zoonoses opera para fiscalizar, aplicar estratégias de vigilância, de prevenção e de controle de doenças transmitidas de animais para humanos. Quando localizados animais peçonhentos, visivelmente doentes ou mortos, o centro realiza a remoção segura dos bichos para encaminhar para análise. O CCZ também auxilia no desalojamento de morcegos que entram em casas.

“Nós trabalhamos no combate de doenças como dengue, febre amarela, raiva, chikungunya, zicavírus, leishmaniose, leptospirose, entre outras”, explica Simone Cristina da Cruz, coordenadora do CCZ. “Também recebemos denúncias de terrenos baldios ou casas abandonadas com acúmulo de água e que podem proliferar a dengue”, conta Simone. “Cada tipo de notificação que recebemos tem um procedimento diferente. Nós avaliamos a situação epidemiológica e seguimos um protocolo de investigação”, esclarece a coordenadora do CCZ.

Para entrar em contato ou tirar dúvidas, é só ligar no número (48) 3430-0698.

Serviços do Núcleo de Bem-Estar Animal

O Núcleo de Bem-Estar Animal realiza castrações, microchipagens, adoção de pets, atendimentos veterinários de baixa complexidade, vacinação e vermifugação. “Para ter direito aos atendimentos, é necessário se encaixar em alguns requisitos, como ter baixa renda de até três salários mínimos e residir em Criciúma”, destaca o coordenador do núcleo, Elias Pereira. O NBEA também recebe denúncias de maus tratos a animais de diversas formas: presencialmente, por ligação via telefone 156 da ouvidoria do município, no número (48) 3445-8811 da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), no e-mail famcri@criciuma.sc.gov.br, com abertura de protocolo online e pelo aplicativo Rever.

Para mais informações, é só acessar o site https://bemestaranimal.criciuma.sc.gov.br/ ou entrar em contato pelo WhatsApp no número (48) 3445-8729.

Horário de funcionamento:

Os dois equipamentos municipais operam de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

 

 

Mais notícias

Notícias Relacionadas