Aprova Digital
Digital

Casa do Empreendedor
Data: 04/04/2022 - Escrito por: Ana De Mattia - Imagem: Divulgação/Decom

//Casa do Empreendedor nos Bairros aproxima a população dos serviços prestados

Segunda edição contemplou as pessoas que passaram pela Praça Nereu Ramos

O objetivo da Casa do Empreendedor nos Bairros é aproximar a população dos serviços prestados pelo órgão municipal. Foi isso que ocorreu na Praça Nereu Ramos no último sábado (2), com a realização da segunda edição da iniciativa. Os profissionais da Casa do Empreendedor abriram MEIs, tiraram dúvidas e orientaram os moradores.

“O local que escolhemos foi estratégico para que as pessoas pudessem conhecer a Casa do Empreendedor. Foi gratificante, pois orientamos lojistas, feirantes e moradores que circularam pelo local. A nossa ideia é repedir no próximo mês a ação na área central”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki. A Casa do Empreendedor é uma união de vários setores de estratégias internas. Como por exemplo a Vigilância Sanitária, a Diretoria do Meio Ambiente, Alvará e o Centro de Planejamento Urbano.

Confira a lista de serviços disponíveis:

- Informação e orientação para abertura de todos os tipos de empresas;

- Formalização de microempreendedores individuais (MEI);

- Formalização de profissionais autônomos;

- Emissão de alvará e inscrição municipal

- Emissão de guias DAS – MEI;

- Declaração anual (MEI);

- Auxílio para emissão de notas fiscais;

- Cursos, capacitações e consultorias;

- Orientações sobre linha de crédito disponível ao Micro e Pequeno Empreendedor;

- Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

Quatro horas para abrir uma empresa

O tempo para abrir uma empresa em Criciúma diminuiu novamente. O prazo, desde a solicitação até a existência legal do negócio, agora é de quatro horas. O período necessário para abrir uma empresa na cidade tem histórico de diminuição. Segundo dados do setor, em janeiro de 2021, esse prazo era de dois dias. Em março, um dia, e em dezembro havia sido reduzido para 14 horas.