Conselhos
Data: 25/11/2022 - Escrito por: Patrick Stüpp - Imagem: Arquivo/Decom

//Ação em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Violência a Mulher acontece em Criciúma

Evento será neste sábado na Praça Nereu Ramos, com a finalidade de sensibilizar a comunidade mostrando a importância da data

O Dia Internacional de Luta contra a Violência a Mulher é comemorado nesta sexta-feira (25) e para sensibilizar a comunidade, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realizará uma ação em alusão ao tema neste sábado (26) em Criciúma. O evento ocorrerá na Praça Nereu Ramos, das 9h às 13h, com atividades voltadas para conscientização das pessoas, mostrando a importância deste tema e os modos de prevenção.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Maria Estela Costa da Silva, o foco e a iniciativa para o evento ser realizado foi sensibilizar o máximo de pessoas e, principalmente, as lojistas que estiverem frequentando o ambiente da praça. “Estaremos com uma equipe realizando a entrega de panfletos, abordando e conversando com as pessoas na praça, nas lojas e também no Shopping Della. Desse modo, conscientizando sobre o assunto e mostrando os métodos necessários para prevenir os atos de violência com as mulheres”, destacou.

A presidente também frisou que o Conselho Municipal do Direito da Mulher é bem atuante no município de Criciúma. O órgão atua realizando ações com as seguintes entidades: Secretaria de Assistência Social, Delegacia da Mulher, Rede Catarina, Projeto Amora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e entre outras associações e entidades.

Conscientizar não só as mulheres, mas também as crianças, idosos e os homens é essencial. Além disso, muitas mulheres que podem estar sofrendo agressões e não conseguem pedir ajuda e denunciar. Então, para as pessoas ficarem atentas a possíveis casos e como prevenir, essas ações que fazemos são de extrema importância. Principalmente, porque o ato de conscientizar nunca é demais com esse assunto que sempre deve ser reforçado e lembrado por todos”, reforçou.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

O CMDM é um órgão autônomo, consultivo e fiscalizador de Políticas Públicas de Gênero em articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele tem por finalidade monitorar, em todas as esferas da administração do município, políticas públicas destinadas a garantir a liberdade e igualdade de oportunidades e direitos entre os homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.