Desenvolvimento Econômico
Data: 09/06/2021 - Escrito por: Ana de Mattia - Imagem: Ana de Mattia

//Case de inovação e tecnologia de Criciúma atrai comitiva de Goiás

Visita e troca de experiências ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) com representantes de prefeituras, entidades e Sebrae de Goiás

Criciúma se transformou em um case de sucesso em inovação e tecnologia. Sendo assim, a comitiva de prefeituras, entidades e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Goiás visitou e conheceu as ações executadas no município em prol do desenvolvimento, como o programa Cidade Empreendedora. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), no Paço Municipal Marcos Rovaris.

O município apresentou iniciativas realizadas para transformar Criciúma em uma cidade mais desburocratizada, além da facilidade em abrir empresas e fomentar a inovação e tecnologia. A visita também teve a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “O Paço Municipal é como um laboratório para fazer experimentos que favoreçam os moradores. Hoje, com a Casa do Empreendedor abrimos uma empresa em 1 dia e 19 horas e estamos sempre buscando melhorar este número. Criciúma está virando referência, ficamos felizes com essas visitas, pois outros municípios também trazem experiências que deram certo e podemos implantar aqui”, reforçou o prefeito, ao lado do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

O Sebrae de Criciúma está sendo o parceiro da Administração Municipal na implantação da Cidade Empreendedora, que contempla 45 projetos voltados para o avanço da gestão do poder público municipal, desenvolvimento econômico, além de ações de apoio aos empreendedores, sendo um deles o Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem). “A parceria com a Prefeitura de Criciúma é muito importante, pois conseguimos dar condições aos empreendedores. A aliança entre o poder público e o Sebrae fornece soluções rápidas para os empreendedores do município, foi assim com a Cidade Empreendedora”, frisou o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro.

Para a comitiva, as ações em parceria com a instituição são uma referência. “O case de Criciúma e Florianópolis nos trouxe até aqui. Já que Santa Catarina é destaque em inovação, então viemos para conhecer os cases de tecnologia”, falou. “Viemos conhecer ações que possam ser implantadas na nossa cidade para contribuir com os empreendedores e no desenvolvimento dos nossos municípios. Viemos para aprender, visitar e pegar o de melhor e implantar em Goiás”, completou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Ubiratan da Silva Lopes.