Criciúma se transformou em um case de sucesso em inovação e tecnologia. Sendo assim, a comitiva de prefeituras, entidades e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Goiás visitou e conheceu as ações executadas no município em prol do desenvolvimento, como o programa Cidade Empreendedora. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), no Paço Municipal Marcos Rovaris.
O município apresentou iniciativas realizadas para transformar Criciúma em uma cidade mais desburocratizada, além da facilidade em abrir empresas e fomentar a inovação e tecnologia. A visita também teve a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “O Paço Municipal é como um laboratório para fazer experimentos que favoreçam os moradores. Hoje, com a Casa do Empreendedor abrimos uma empresa em 1 dia e 19 horas e estamos sempre buscando melhorar este número. Criciúma está virando referência, ficamos felizes com essas visitas, pois outros municípios também trazem experiências que deram certo e podemos implantar aqui”, reforçou o prefeito, ao lado do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.
O Sebrae de Criciúma está sendo o parceiro da Administração Municipal na implantação da Cidade Empreendedora, que contempla 45 projetos voltados para o avanço da gestão do poder público municipal, desenvolvimento econômico, além de ações de apoio aos empreendedores, sendo um deles o Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem). “A parceria com a Prefeitura de Criciúma é muito importante, pois conseguimos dar condições aos empreendedores. A aliança entre o poder público e o Sebrae fornece soluções rápidas para os empreendedores do município, foi assim com a Cidade Empreendedora”, frisou o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro.
Para a comitiva, as ações em parceria com a instituição são uma referência. “O case de Criciúma e Florianópolis nos trouxe até aqui. Já que Santa Catarina é destaque em inovação, então viemos para conhecer os cases de tecnologia”, falou. “Viemos conhecer ações que possam ser implantadas na nossa cidade para contribuir com os empreendedores e no desenvolvimento dos nossos municípios. Viemos para aprender, visitar e pegar o de melhor e implantar em Goiás”, completou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Ubiratan da Silva Lopes.
Somente em abril, foram abertos 513 novos empreendimentos no município
Microempreendedores podem estar declarando seu faturamento até dia 30 junho