Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Saúde
Data: 25/08/2023 - Escrito por: Eduarda Salazar - Imagem: Tiago Silva

//Santo Agostinho Complexo de Saúde é inaugurado em Criciúma

Tweet
Espaço foi entregue à comunidade na noite desta quinta-feira (24)

Com o objetivo de centralizar os principais serviços de assistência à saúde, o Governo de Criciúma inaugurou nesta quinta-feira (24) o Santo Agostinho Complexo de Saúde, no distrito do Rio Maina. O local, que abrigou o antigo Hospital Psiquiátrico, possui, agora, um novo propósito: concentrar em um só lugar equipes especializadas, que antes ficavam espalhadas pela cidade, para melhor atender a população.
 
“É uma alegria estar aqui nesta data, que marca o fim de uma história e o início de um novo tempo. Esse lugar cumpriu um papel extraordinário em Criciúma, mas, como tudo na vida, é hora de recomeçar. Fizemos de tudo para garantir saúde a toda população, com responsabilidade e amor. Foi um grande trabalho em equipe, por isso, o sentimento que resume esse momento é gratidão a todos que contribuíram para o início desse novo início”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
 
O espeço, que por muitos anos foi referência no cuidado de pacientes com problemas psiquiátricos e de dependentes químicos, foi adquirido pela prefeitura em 2019. No período mais crítico da pandemia de Covid-19, em 2020, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, transformou o prédio em Hospital de Retaguarda. Posteriormente, no mesmo local foi implantado o Centro de Reabilitação Pós-Covid. Ambos os serviços serviram de modelo para outros municípios no combate à pandemia.
 
A história da Casa de Saúde foi contada no livro “Hospital do Rio Maina, fim de uma história. Santo Agostinho Complexo de Saúde, inicio de um novo tempo”, escrito pelo jornalista Antônio Miguel Elias Colossi. Alguns dos principais protagonistas da história do local, entre médicos, enfermeiros, profissionais, pacientes e familiares, citados no livro, foram homenageados durante a solenidade de inauguração.
 
O prédio foi reformado e ampliado para abrigar o Complexo de Saúde, com nova fachada, jardins e acessibilidade. Os investimentos para a execução da obra são provenientes de recursos próprios do município e oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. A estrutura, com 4 mil m², é equipada com clínicas modernas, academia para reabilitação especializada e salas de acolhimento. “Dezenas de pessoas foram salvas nesse lugar durante o momento mais crítico da pandemia e, agora, ele ganha um novo propósito, mas segue com a mesma missão: continuar sendo um centro de referência e assistência à saúde para todos os criciumenses”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
 
Serviços ofertados no Santo Agostinho Complexo de Saúde
 
O complexo, que passa a funcionar das 7h às 17h, abriga serviços de diversas especialidades, como fisioterapia, nutricionista, social, psicologia, profissionais de educação física, fonoaudiologia, enfermagem, atendimento médico e de pacientes em situação de rua.
 
“O nome Complexo de Saúde por si já explica tudo. O lugar vai atender uma complexibilidade de pessoas que terão, principalmente, um atendimento humanizado. Portanto, ele atenderá não só o distrito do Rio Maina, mas toda a cidade. Esse lugar é muito mais do que um hospital, aqui o paciente encontra uma série de programas, que criamos para otimizar e simplificar os atendimentos”, completou Casagrande.
 
O local passou a contar, ainda, com os seguintes serviços: Centro de Promoção, Prevenção, Recuperação e Reabilitação em Saúde, TeleSaúde, Central de Transportes, Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), além dos programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, Criança Saudável, Saúde da Mulher e o programa de órteses e próteses. Uma base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também foi implantada no local. Com a ampliação, mais de 200 profissionais de saúde passam a trabalhar na unidade.

Assista ao vídeo da notícia

Mais notícias

Notícias Relacionadas