Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Saúde
Data: 21/08/2023 - Escrito por: Eduarda Salazar - Imagem: Eduarda Salazar

//Governo de Criciúma inaugura Santo Agostinho Complexo de Saúde

Tweet
Localizada no distrito do Rio Maina, estrutura será entregue pela Administração Municipal na próxima quinta-feira (24), às 18h

O Rio Maina vai virar uma página importante da sua história. Na próxima quinta-feira (24), o Governo de Criciúma realizará a inauguração do Santo Agostinho Complexo de Saúde, um novo centro de referência em assistência à saúde para a comunidade. Equipes especializadas, que antes ficavam espalhadas em diferentes pontos da cidade, poderão, agora, ser encontradas em um só lugar. A solenidade acontecerá às 18h, no novo espaço, localizado na rua Luiz Pirolla de Noé, no distrito do Rio Maina.
 
“Criciúma é referência em saúde no Brasil, com os melhores índices de qualidade em atendimento básico à saúde entre os municípios com o mesmo porte. Cuidar da saúde de cada um dos 240 mil criciumenses está na lista de prioridades do governo municipal. Por isso, vamos seguir investindo em infraestrutura, novos serviços e na capacitação de profissionais para melhor atender toda a população”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
 
Até 2017, o local funcionava como o antigo Hospital Psiquiátrico do Rio Maina, referência na região como centro psiquiátrico. Após o fechamento, a estrutura foi adquirida pela Prefeitura de Criciúma, que adaptou o espaço para a instalação do Hospital de Retaguarda durante a pandemia de Covid-19 e, posteriormente, a implantação do Centro de Reabilitação Pós-Covid. Os serviços foram modelo para outras cidades no enfrentamento à doença. Hoje, o local está totalmente repaginado para receber novos serviços, que facilitarão os atendimentos prestados à comunidade.
 
“Salvamos muitas vidas no local durante a pandemia, e agora ele está de cara nova, com um novo propósito, mas segue com a mesma missão: continuar sendo um centro de referência e assistência à saúde para Criciúma e região. Aqui, serão mais de 20 mil procedimentos realizados mensalmente, visando o bem-estar e a recuperação dos pacientes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
 
O espaço, com 4 mil m², foi reformado, ampliado, ganhou nova fachada, jardins e acessibilidade. Ao todo, o complexo abrigará os seguintes serviços: Centro de Promoção, Prevenção, Recuperação e Reabilitação em Saúde, TeleSaúde, Central de Transportes, Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), além dos programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, Criança Saudável, Saúde da Mulher e o programa de órteses e próteses. Uma base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também foi implantada no local.
 
O Santo Agostinho Complexo de Saúde contará, ainda, com serviços de diversas especialidades, como fisioterapia, nutricionista, social, psicologia, profissionais de educação física, fonoaudiologia, enfermagem, atendimento médico e de pacientes em situação de rua. O prédio está equipado com clínicas modernas, academia para reabilitação especializada e salas de acolhimento. “Vamos tornar o Complexo de Saúde referência no atendimento multiprofissional. Até então, eram 102 profissionais atuando no local. Com a ampliação, serão mais de 200 funcionários trabalhando a serviço da comunidade”, completa Casagrande.
 
Logo após a solenidade de inauguração, será dado início a procissão com o translado da imagem de Santo Agostinho, padroeiro do distrito do Rio Maina, partindo do Complexo de Saúde em direção à Paroquia Santo Agostinho.

Assista ao vídeo da notícia

Mais notícias

Notícias Relacionadas