Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Saúde
Data: 19/05/2023 - Escrito por: Samuel Borges - Imagem:

//Centro de Vigilância em Saúde é inaugurado em Criciúma

Tweet
Espaço funciona no bairro Santa Augusta e abriga serviços de atenção especializada do município

Criciúma conta com mais um local voltado para a saúde do cidadão. Inaugurado na noite desta quinta-feira (18), o Centro de Vigilância em Saúde (CVS) abriga os serviços de atenção especializada do município. Localizado na rua Rio dos Cedros, no bairro Santa Augusta, a estrutura tem aproximadamente 700 m².
 
“Este espaço foi pensado para integrar diferentes, porém, complementares serviços de saúde do município. Com um local próprio, estrutura, materiais e equipamentos adequados, os profissionais trabalham mais motivados e atendem melhor o criciumense”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
 
No CVS, já estão em funcionamento os serviços vinculados a Vigilância Epidemiológica, como os Programas Municipais de Atenção às Hepatites Virais, à Tuberculose e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hanseníase e Aids - Pamdha -,o Setor de Imunização e o Setor de Investigação, Análise e Informação Epidemiológica, além da Farmácia Estratégica, que dispensa medicações para os pacientes dos programas citados.
 
“O Centro de Vigilância em Saúde além de oferecer mais comodidade e qualidade no atendimento, também otimiza a logística da secretaria, concentrando serviços num só local”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. “É por meio das Unidades Básicas de Saúde que esses agravos no município são identificados e os pacientes são encaminhados para o Centro de Vigilância, portanto trata-se de um serviço referenciado”, ressalta o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.
 
Infraestrutura do CVS de Criciúma
 
O local tem 26 salas técnicas, incluindo cinco consultórios médicos, salas de coleta, Centro de Testagem e Aconselhamento e central da Rede de Frio municipal, que armazena e destina vacinas e demais imunobiológicos para as UBSs. São cinco câmaras frias de alta capacidade, incluindo um ultrafreezer para armazenamento de vacinas à temperatura de -80 ºC. Atualmente, cerca de 60 profissionais atuam no prédio, que possui ainda estacionamento próprio.
 
Estima-se, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, que a transferência destes serviços para o imóvel representará uma economia anual ao erário de aproximadamente R$ 600 mil, uma vez que eles funcionavam anteriormente em diferentes espaços alugados. Para abrigar a Vigilância Sanitária e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o prédio já tem um projeto de ampliação. O futuro bloco terá uma área de 591,36 m², totalizando no futuro uma área total de 1.358,06 m² no CVS.
 
A solenidade de entrega do CVS de Criciúma contou com a participação do vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, do secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, da gerente regional de Saúde de Criciúma, Moyra Lopes, e da reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

Assista ao vídeo da notícia

Mais notícias

Notícias Relacionadas