Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Protocolo On-Line
Protocolo
On-Line
COVID-19
COVID-19
Aprova Digital
Aprova
Digital


(48) 3431-0200


Rua Domênico Sônego, 542 - Paço Municipal Marcos Rovaris - Santa Bárbara - Criciúma - SC CEP: 88.804-050


08:00h às 17:00h
Voltar
Saúde
Data: 19/01/2022 - Escrito por: Débora Correa - Imagem: Arquivo/Decom

//Em Criciúma, primeira vacina aplicada contra a Covid-19 completa um ano

Tweet
Aos 61 anos, Adelaide Santiago, foi a primeira a receber a dose na cidade

“Uma sensação de alívio em um momento de tanto medo”, descreveu a agente comunitária de saúde, Adelaide Santiago, relembrando o dia 19 de janeiro de 2021, quando recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Criciúma. Nesse dia, além dela, outros quatro profissionais da área da saúde foram vacinados: Maria Helena Queiroz Pessoa, 55 anos, Vanilda Duarte da Silva, 57 anos, Douglas José Nazário, 64, e Isoleia Romagna, 51 anos.

Hoje, Adelaide já tem a carteirinha completa, com primeira e segunda dose, e a dose de reforço. “E eu falo para todo mundo que é preciso tomar a vacina, é a única forma de vencermos esse vírus”, reforçou.

Um ano depois da aplicação da primeira dose, Criciúma já passa de 385 mil doses aplicadas, entre D1 e D2, e dose de reforço. São mais de 159 mil pessoas com pelo menos duas doses da vacina, o que representa 86% da população vacinável. Além de mais de 179 mil imunizados com a primeira dose, ou seja, 97% da população. Os dados levam em conta adolescentes e adultos que podem ser vacinados. Mas, além desses, crianças entre 5 e 11 anos também passaram a ser imunizadas nessa semana. “Esse avanço da vacinação é reflexo de um trabalho intenso realizado pelas equipes de saúde do município nesses últimos meses. Foram dias de muita dedicação, noites e finais de semana de atendimento ampliado para atender a toda a população”, lembrou o secretário de saúde Acélio Casagrande. “Além, é claro, do engajamento dos criciumenses, que procuraram suas unidades para se vacinar, e colocaram Criciúma como destaque na campanha de vacinação”, completou.

Portal Minha Vacina

Toda a campanha de imunização contra a Covid-19 em Criciúma contou com a plataforma online Minha Vacina. Um sistema criado para acompanhar a vacinação no município, desde a chegada das doses até a disponibilização de informações aos criciumenses.  “Passamos por várias fases de vacinação, com aplicação segmentada, entre profissionais de serviços essenciais e grupos de risco, e avançando em faixas etárias. A medida que a imunização entrava em uma nova fase, as informações eram atualizadas na plataforma”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco. Por meio do minhavacina.criciuma.sc.gov.br, o cidadão pode acompanhar as fases de vacinação, saber a data da sua próxima dose, além de acompanhar todos os indicadores da campanha em tempo real.

O gerente reforçou ainda a importância dos profissionais na campanha. “Nenhum sistema funciona sozinho e com certeza o símbolo do sucesso da vacinação em Criciúma são os nossos profissionais da saúde, que se empenharam em salvar vidas acima de tudo”, enfatizou.

Mais notícias

Notícias Relacionadas