Portal do Aluno

FME
Data: 13/01/2021 - Escrito por: Divulgação/STU - Imagem: Divulgação/Decom

//Novo skatepark de Criciúma será palco do STU National

Competição acontece, de 21 a 24 de janeiro, em uma das pistas mais modernas do país. Disputa abre o calendário brasileiro de skate, nas modalidades street e park, e vale pontos na corrida olímpica

Skatistas das modalidades street e park têm um novo ponto de encontro para treinarem e criarem manobras, o skatepark no Parque Altair Guidi, em Criciúma. Inaugurado em outubro do ano passado, o local chama atenção pela modernidade da estrutura, que foi pensada para viabilizar as melhores performances dos atletas e diversão da população local. E,  pela primeira vez, o complexo vai receber o STU National, nas modalidades  Street e Park, de 21 a 24 de janeiro. Seguindo um rígido protocolo de segurança sanitária, o STU Covid Free, a competição é responsável por abrir o calendário brasileiro. Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial, o STU National será também válido para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica.

O novo skatepark conta com 1.728,32 m² e é, atualmente, uma das estruturas mais modernas do país e, além de ter capacidade para receber eventos nacionais e internacionais de skate, também está disponível para a população com escolinhas de skate.

“A nova pista de Criciúma tem o formato das pistas de competição internacional, tanto para a modalidade park quanto para street, proporcionando um alto nível de skate onde todos se sentem à vontade para mostrar suas melhores manobras. Com certeza todos os skatistas, principalmente aqueles da região, estão muito felizes com a estrutura disponibilizada”, comemora Dora Varella, campeã brasileira 2020 de Park e atual 6ª colocada no ranking pré-olímpico.

“Como skatista fico muito feliz em ter um local como esse para colocar em prática o esporte e incentivar ainda mais a população a praticá-lo. Tive a chance de conhecer a pista e andar um pouco nela, e fiquei muito satisfeito. A presença do STU National em Criciúma vai abrir ainda mais portas para a modalidade olímpica e dar luz aos atletas brasileiros que estão se esforçando para ir para os Jogos Olímpicos”, explica Pedro Quintas, atual 6º colocado no ranking pré-olímpico da modalidade Street.

Além de Dora e Pedro Quintas, grandes nomes das duas modalidades já estão confirmados no evento. São eles: Pedro Barros, Murilo Peres, Luiz Francisco, Yndiara Asp, Felipe Gustavo e Rayssa Leal.

Para a realização do evento será utilizado o Protocolo STU Covid Free, desenvolvido pelo Dr. Carlos Wahle, coordenador médico da Plataforma STU, e que já foi aplicado com sucesso na etapa de São Paulo (dezembro/2020). O protocolo segue todas as diretrizes municipais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS), frente ao combate da pandemia da Covid-19, e prevê a realização das competições no cenário de restrição máxima. Além disso, outras medidas preventivas são adotadas, como a testagem em massa de todos os integrantes do evento (competidores, staff etc), em um processo de triagem a ser realizado no primeiro dia de treinos; sanitização completa de todas as áreas de circulação de pessoas; aferição de temperatura em diferentes ambientes; uso de EPI's obrigatórios por todos os profissionais; e o distanciamento mínimo obrigatório de todos os participantes.

A competição será transmitida ao vivo para todo o Brasil na TV Globo, no programa dominical Esporte Espetacular, pelo Sportv e na internet pelo STU Channel.