Portal do Aluno

Data: 23/03/2020 - Escrito por: Stefanie Machado - Imagem: Eduardo Schaucoski

//Criciúma prepara segundo Centro de Triagem para coronavírus

Novo local vai funcionar anexo ao Centro de Pronto Atendimento 24h do bairro Boa Vista

Em mais uma das medidas de prevenção à Covid-19, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando o segundo Centro de Triagem do município. O primeiro foi inaugurado na semana passada. O novo Centro de Triagem Coronavírus vai funcionar anexo ao Centro de Pronto Atendimento 24h Boa Vista, na rua João Pirola. O local está passando por limpeza, organização da estrutura e das equipes de saúde durante esta segunda-feira (23). A previsão é que a partir de quarta-feira (25) o espaço esteja pronto para realizar atendimentos.

O objetivo dos Centros de Triagem é oferecer atendimento para pessoas com sintomas de Covid-19 e evitar que outros pacientes tenham contato com os possíveis infectados. Segundo o médico e diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Ronald Benedet Barroso, há muitos atendimentos na unidade do Boa Vista tanto para sintomas gripas quanto para idosos e pacientes com comorbidades, como diabetes e doença obstrutiva crônica, representando risco para a saúde dos grupos de risco ao Covid-19.

“Então resolvemos que toda a parte que funciona a clínica do 24h vai ser isolada essa área e nós vamos transformar em um Centro de Triagem igual ao Centro de Triagem do centro. Com isso, vamos atender só pacientes com síndrome respiratória e também melhorar um pouco a acessibilidade dos pacientes”, explicou o médico. O local deve receber principalmente moradores do Distrito do Rio Maina, Santa Luzia e Boa Vista.

Centro de Triagem Coronavírus - 24h

O primeiro Centro de Triagem Coronavírus - 24h, localizado na Rua João Cechinel, está recebendo a população desde quinta-feira (19). Só da manhã de domingo para a manhã desta segunda-feira, foram realizados quase 100 atendimentos pelos profissionais de saúde, entre orientações e consultas. Além disso, uma Central Telefônica do Centro de Triagem Coronavírus - 24h foi disponibilizada para responder dúvidas e dar os devidos encaminhamentos. O telefone para contato é (48) 3431-0431.