criciuma.sc.gov.br
Procon Criciúma

NOTÍCIA


Procon de Criciúma divulga dicas para compras do Dia das Mães

Pandemia de Covid-19 acrescenta cuidados aos consumidores na hora de escolher o presente das mães
Fotos: Arquivo/Decom Texto: Natasha Monteiro

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma divulgou nesta quinta-feira (7), uma série de dicas para orientar os consumidores que buscam presentes de Dia das Mães, data comemorada no domingo (10). Diferente de anos anteriores, o comércio passa por uma crise pela atual situação de Covid-19. Reabertos a quase um mês, os lojistas já seguem os cuidados recomendados pelos órgãos competentes, a fim de evitar ao máximo a propagação do vírus.

 

Segundo o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, os consumidores devem sair de casa com uma lista de possibilidade de compras em mãos, evitando assim aglomerações. “A data é a segunda que mais movimenta o comércio, perdendo apenas para o natal. As pessoas devem efetuar a compra de forma consciente. Pesquisar os preços via telefone e internet também é um meio facilitador, no momento de ir até a loja física”, analisa.

 

Com relação às compras pela internet, o consumidor deve estar atento às fraudes que são ainda mais comuns em datas comemorativas. “É necessário verificar se o site realmente existe, fazer uma pesquisa sobre a idoneidade desta empresa onde está fazendo a compra, ver se não tem muitas reclamações, qual o prazo de entrega, comenta.

 

“Dependo do valor do frete, algumas vezes vale mais a pena comprar em uma loja física. A partir do momento que recebeu a mercadoria pode fazer a devolução em sete dias e pegar seu dinheiro de volta”, complementa Colle.

  

Informações adicionais podem ser obtidas no site procon.criciuma.sc.gov.br. O órgão funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Henrique Lage, 267, no Centro. Esclarecimentos e denúncias podem ser realizadas através do telefone (48) 3445-8522 ou pelo 151.


Confira as dicas do Procon para ir às compras para o Dia das Mães neste momento de pandemia:

 

Organização:  Análise a sua disponibilidade financeira, estabeleça um valor para a compra e defina qual é o produto desejado, assim você evita ficar “aglomerado” nos corredores do estabelecimento, também evita extrapolar seu orçamento financeiro.

 

Paciência: As filas fazem partes do nosso dia. Nesta época de medo e insegurança, não podemos entrar em pânico. Tenha paciência nas filas, mantenha a distância recomendada de um metro e meio, compre somente em estabelecimentos que cumprem as normas de saúde.

 

Cautela: É muito divertido quando estamos acompanhados de amigos ou pessoas próximas ao realizar nossas compras, principalmente se formos comprar um presente a alguém tão especial, no entanto, evite levar amigos ou familiares nas compras, pois o vírus adora quando tem muitas pessoas acumuladas em pequenos espaços.


Higiene: Uma das partes mais importantes, cuide da sua higiene, leve sempre um álcool em gel no bolso, use ao entrar e sair de lojas, evite colocar a mão em lugares desnecessários, principalmente no rosto e não se esqueça, use máscara.

 

Cuide do seu lar: Não é só em estabelecimentos que devemos ter o máximo de cuidado, não retire sua máscara no carro, ao chegar em casa higienize suas bolsas e presentes com álcool fator 70º, retire sua roupa e coloque imediatamente para lavar, procure não encostar nos móveis e tome banho o mais rápido possível.

 

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro
CEP: 88801-010 Criciúma/SC
Fone: (48) 3445.8522
E-mail:procon@criciuma.sc.gov.br

 

Prefeitura Municipal de Criciúma
Diretoria de Tecnologia da Informação
Equipe Técnica:
• Tiago Ferro Pavan - Diretor Executivo de TI
• Fabio Valvassori Bitencourt - Programador de Computador

© Copyright 2020 - Prefeitura Municipal de Criciúma