criciuma.sc.gov.br
Procon Criciúma

NOTÍCIA


Procon de Criciúma desmente vídeo e esclarece que o Governo Federal não zerou impostos na gasolina e etanol

Órgão lançou uma nota técnica explicando a situação e informando à população sobre o ocorrido
Fotos: Divulgação/Internet Texto: Richard Vieira

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo de um homem dizendo que abasteceu R$ 150 de etanol e, ao notar a cobrança do imposto federal de R$ 37,50, reclamou com o gerente do estabelecimento, afirmando que a medida era ilegal. O posto de gasolina, ao perceber o suposto “erro”, o reembolsou com o valor. No entanto, trata-se de uma informação falsa.

Segundo o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, o Governo Federal, por meio de decreto, não zerou os impostos de etanol e gasolina. “A medida anulou apenas as tarifas do imposto federal do óleo diesel até final de abril e do gás de cozinha até 13 quilos permanentemente. Muitas pessoas estão usando isso como se fosse para combustíveis em geral, mas não é”, explicou.

Ele também orienta à população a como conferir se as empresas estão ou não comprando as tarifas do óleo diesel e do gás de cozinha. “É só verificar no rodapé do cupom fiscal a carga tributária, o imposto federal e o estadual. No gás de cozinha, como a maioria é vendido por meio de microempresas, que não são obrigados a disponibilizar o cupom fiscal, é só solicitar qual valor está sendo tributado”.

 

 

 

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro
CEP: 88801-010 Criciúma/SC
Fone: (48) 3445.8522
E-mail:procon@criciuma.sc.gov.br

 

Prefeitura Municipal de Criciúma
Diretoria de Tecnologia da Informação
Equipe Técnica:
• Tiago Ferro Pavan - Diretor Executivo de TI
• Fabio Valvassori Bitencourt - Programador de Computador

© Copyright 2022 - Prefeitura Municipal de Criciúma