Procon Criciúma

Gustavo Colle deixa coordenação do Procon de Criciúma

Após mais de dois anos de gestão, profissional se despede do cargo nesta sexta-feira (14)
Fotos: Divulgação/Decom Texto: Stefanie Machado

A coordenação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma não será mais feita por Gustavo Colle. Ele deixará o cargo, que permaneceu por mais de dois anos, nesta sexta-feira (14), para focar em projetos pessoais. Colle é jornalista de formação e por duas décadas esteve ligado à comunicação. Foi diretor Executivo de Comunicação da Prefeitura de Criciúma entre 2017 e 2018, cargo que deixou para assumir a coordenação do Procon.

Na despedida, o profissional recorda as conquistas obtidas durante o tempo de gestão. “Quando nós assumimos o Procon de Criciúma, nossa missão era cada vez mais aproximar o órgão de defesa do consumidor ao consumidor, sempre trabalhando no bom senso com comércio e os lojistas. Desenvolvemos projetos como a criação do Refis (Programa Especial de Regularização Fiscal) próprio do Procon”, conta.

Além disso, Colle ressalta a importância de outras ações. O horário de atendimento do Procon foi estendido e o local passou a orientar os consumidores das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. O disque 151, número nacional de atendimento ao consumidor, foi trazido para Criciúma. Uma unidade móvel do Procon passou a correr pelas ruas para dar orientações e escolas receberam palestras com o objetivo de promover a prevenção.

Ainda, foi criado o ranking de preços dos postos de gasolina do município. A lista é atualizada semanalmente e foi essencial durante a greve dos caminhoneiros em maio de 2018. A criação de um site próprio do Procon Criciúma (procon.criciuma.sc.gov.br), reúne informações necessárias para o consumidor. “Tudo isso fez com resolutividade aumentasse de 80 a 98% antes da pandemia e nos tornou referência no estado e no Brasil”, salienta.

Nos últimos quatro anos, R$ 5 milhões arrecadados pelo órgão foram destinados para a construção de obras, como a reforma do Paço Municipal Marcos Rovaris, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina e o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). Em março, no início da pandemia de Covid-19, o Procon doou R$ 1,2 milhão para auxiliar no combate à doença.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro