FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Mirante Realdo Santos Guglielmi registra a visita de mais de 15 mil pessoas
Estrutura instalada pela Prefeitura de Criciúma completou 40 dias à disposição dos munícipes nesta quinta-feira (14)
  • Data: 14/12/2023 - 06:17:00
  • Última Atualização: 14/12/2023 - 06:18:47
  • Texto: Laura Bazzei
  • Foto: Notuurno/Especial
$noticia->title
Implantado com a finalidade de desenvolver o turismo em Criciúma e proporcionar uma experiência única aos visitantes, o Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no Morro Cechinel, recebeu, em 40 dias, a visita de mais de 15 mil pessoas. Inaugurada no dia 4 de novembro de 2023, em comemoração ao aniversário de 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, a estrutura possui 30 metros de altura e possibilita uma visão 360º do Sul catarinense, sendo possível observar a Serra e o mar.

“Criciúma é uma cidade empreendedora e, nos últimos anos, descobriu no turismo mais uma atividade para alavancar o desenvolvimento da economia e mostrar suas belezas. Temos equipamentos exclusivos, como a Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina de carvão aberta para visitação na América Latina, e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, que vai atrair visitantes de todo o Brasil e de outros países”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

“O Mirante Realdo Santos Guglielmi coloca a cidade em outro patamar. O município está focado em fortalecer o turismo e proporcionar atrativos para os visitantes, que podem, agora, ter uma experiência única em Criciúma”, assegurou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero.

Segundo o diretor de Turismo da FCC, Christiano Camatti, a inauguração da estrutura permitiu o contato com empresas de turismo, escolas de Criciúma, visitantes de cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), entre outros. “Também recepcionamos turistas de outros países, que estão visitando a região carbonífera. Todos ficaram encantados com a linda vista que o Mirante Municipal proporciona”, comentou.

Do alto do Mirante Realdo Santos Guglielmi é possível visualizar, ainda, os equipamentos espaciais instalados no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc²: um foguete VS-40, uma sonda espacial II e um míssil MAA-1, compostos por peças originais. Os objetos foram conquistados pela prefeitura junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Criciúma se tornou a única cidade do Brasil a ter um foguete real para observação em área pública.

Sobre o Mirante Realdo Santos Guglielmi

O Mirante Realdo Santos Guglielmi recebeu investimento de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 2,2 milhões provenientes de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur). Os visitantes podem chegar ao topo da estrutura usando o elevador panorâmico ou as escadas. O valor para a entrada é de R$ 10,00 por pessoa e deve ser pago via PIX. O local é aberto para visitação de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h.