Compartilhe:

CRAS

Secretaria de Assistência Social

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é uma unidade publica estatal da política de assistência social, de base municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica as famílias e indivíduos, articulação destes serviços no seu território de abrangência e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
Tem como objetivo prevenir situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É um espaço onde são necessariamente ofertados os serviços e ações do Programa de Atenção a Família (PAIF), que é um serviço continuado de proteção social básica. É também a unidade efetivadora da rede sócio-assistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Seus programas, projetos, serviços e benefícios destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivas, relacionais e de pertencimento social (discriminações etária, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras).

Localização:

CRAS Santa Luzia
Rua 519, S/N - Bairro Santa Luzia
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3445.8940 

CRAS Tereza Cristina
Rua Imigrante Spillere, S/N - Bairro Tereza Cristina
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3445.8941

CRAS Renascer
Rua Antonio Lima, S/N - Bairro Renascer
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3439-7406

CRAS Cristo Redentor
Rua Joanilde de Oliveira, S/N - Bairro Cristo Redentor
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3439.4259

CRAS Vila Miguel
Rua Isaura de Jesus Santos, rua 44, S/N - Bairro Vila Miguel
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3478-5002

CRAS Próspera
Rua Espírito Santo, 55, - Bairro Próspera
Criciúma - Santa Catarina
Telefone: (48) 3445-8921

As ações desenvolvidas no CRAS são:

1. Palestras a comunidade.

2. Programas de transferência de renda:
Bolsa Família: proporcionar a transferência de renda, visando inclusão social das famílias em situação de pobreza extrema e o desenvolvimento e a promoção do acesso aos direitos social básicos de saúde e de educação, desenvolvimento pelo Governo Federal - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

3. Benefício de Prestação Continuada- BPC
Atender idosos de 65 anos e Pessoas com deficiência incapacitada para o trabalho e para a vida independente, visando orientação e o acesso a um direito estabelecimento pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.

4. Programa de Garantia de Renda familiar Mínima.
Proporcionar a família em situação de vulnerabilidade e risco social um subsidio financeiro mensal e temporário para que a mesma possa atender as necessidades básicas de seus membros, assegurando o trabalho sócio-educativo que possibilite a perspectiva de transformação da dinâmica familiar em busca da emancipação.

5. Cadastro Único para Programas Sociais ( CADUNICO)
É um instrumento de identificação e caracterização das Famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal ate três salários mínimos.

6. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo
   
      6.1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos. 
   
     6.2. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos (ProJovem).

7. Oficinas de convivência e de trabalho sócio educativas

8. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos - Projeto Vida

9. ACRICA - Associação Criciumense de Catadores - CRAS Tereza Cristina
A ACRICA (Associação dos Catadores de Criciúma), está a todo vapor com suas reuniões que acontecem todas as quintas-feiras a partir das 18:00h, nas dependências do CRAS. As reuniões têm por objetivo organizar os catadores de materiais recicláveis, a fim de constituir uma associação forte e organizada.

10. Atendimento Socioassistencial ao Cidadão
Proporcionar acolhimento, proteção e promoção a indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade social com vistas à inclusão social através da concessão de benefícios, acompanhamento à rede de serviços socioassistencial.

11. Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF)
- Encaminhamentos e acompanhamento para serviços das políticas públicas; visitas domiciliares; atendimento a gestantes; articulação das redes setoriais e intersetoriais; apoio e assessoria a grupos locais; atividades comunitárias.

12. Programa da Erradicação do Trabalho Infantil - PETI

13. Centro de capacitação fábrica de idéias - CRAS Tereza Cristina

< Voltar