Alimentação e Nutrição
Alimentação e Nutrição
Este setor organiza as ações de Alimentação e Nutrição (A&N) de acordo com as necessidades da população e dos serviços de saúde, visando promover a alimentação saudável, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), prevenindo e/ou minimizando os agravos decorrentes da nutrição inadequada.
Todos os serviços do setor de alimentação e nutrição são gratuitos, realizados ou agendados pelas unidades básicas de saúde.
Responsável: Debora Antunes Berti
e-mail: nutrisaude@criciuma.sc.gov.br
Fone: 3445 - 8514
__________________________________
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN):
O SISVAN é um instrumento para o monitoramento do estado nutricional e do consumo alimentar da população, contemplando todos os ciclos da vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Esta informação é de estrema importância para que o Governo do Município possa planejar as ações de saúde do futuro.
O cadastro e o acompanhamento são realizados em todas as unidades básicas de saúde, de acordo com o horário de funcionamento das mesmas. E o usuário deve comparecer a unidade munido de um dos documentos de identificação abaixo:
1) Registro Geral/ Identidade (RG), ou;
2) Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou;
3) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou;
4) Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou;
5) Titulo Eleitoral, ou;
6) Número de Identificação Social (NIS/ PIS), ou;
7) Documento Estrangeiro, ou;
8) Passaporte, ou;
9) Certificado de Reservista Militar (CRM), ou;
10) Carteira Funcional, ou;
11) Registro de Órgão de Classe, ou;
12) Certificado de Naturalização, ou;
13) Certidão de Nascimento, ou;
14) Certidão de Casamento, ou;
15) Certidão de Separação ou divórcio, ou;
16) Certidão administrativa - índio.
Notificação da Desnutrição Grave:
Os casos de desnutrição grave identificados pelas unidades de saúde através do SISVAN devem ser encaminhados para o tratamento na unidade materno-infantil - Criança Saudável. E estes dados informados ao Ministério da Saúde, através de notificação preenchida pela Vigilância Epidemiológica.
Consultas individuais ou em grupo:
Para agendar consultas com nutricionista o usuário deve ser encaminhado por um profissional de saúde, levar sua carteirinha de saúde até a unidade do seu bairro e aguardar o agendamento. No dia da consulta o usuário deverá comparecer a unidade de referência da sua regional, com o encaminhamento em mãos e os últimos exames, se houver.
Acompanhamento da condicionalidade de saúde do Programa Bolsa Família (PBF):
As condicionalidades são compromissos assumidos entre as famílias beneficiárias e o poder público para ampliar o acesso destas famílias aos seus direitos sociais básicos.
Na área da saúde, os beneficiários do PBF devem comparecer à unidade de saúde do seu bairro a cada 6 meses, a fim de verificar seu estado nutricional, calendário vacinal e realização de pré-natal, no caso das gestantes.
Além disso, as crianças e adolescentes das famílias beneficiárias devem estar devidamente matriculados e frequentando a escola e, quando necessário, participar dos serviços de convivência e fortalescimento de vínculos oferecidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e/ou Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Programa Nacional de Suplementação do Ferro (PNSF):
A anemia ferropriva representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências de saúde, econômicas e sociais.
O PNSF consiste na suplementação de sulfato ferroso para todas as crianças de 6 meses a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres até o 3º mês pós-parto. Os suplementos de ferro são distribuídos, gratuitamente, em todas as unidades básicas de saúde do município de acordo com o número de crianças e mulheres que atendam ao perfil do programa.
Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS):
Alimentação complementar é como chamamos os alimentos e/ou líquidos oferecidos às crianças em adição ao leite materno. Nesta fase, são bastante comuns as dúvidas, dificuldades, receios e ansiedades das mães e cuidadores.
Em função disso, o Governo do Município de Criciúma, através da Secretaria do Sistema de Saúde, iniciou a implementação da estratégia sugerida pelo Ministério da Saúde para a promoção da alimentação complementar saudável. Na oficina realizada em parceria com o Governo do Estado, em junho de 2011, foram formados 13 tutores. Estes tutores irão trabalhar com todos os profissionais das unidades básicas de saúde as orientações referentes a alimentação complementar saudável.
Com esta ação pretendemos auxiliar as famílias Criciumenses quanto às escolhas alimentares saudáveis, higiene e explicar dúvidas comuns sobre o dia a dia da alimentação das crianças menores de 2 anos.
Ações e eventos:
Os profissionais da área técnica de alimentação e nutrição promovem e/ou participam de diversas ações com o objetivo de promover a alimentação saudável e adequada, além de produzir e distribuir materiais educativos.

Atualização dos Profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde) sobre os programas e ações de Alimentação e Nutrição - 2011.

Visita da mascote "Nutridinha" às unidades de saúde durante a semana mundial de alimentação - de 11 à 16/10/2010.
Evento na Praça Nereu Ramos da Semana Mundial de Alimentação - 16/10/2010.