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Arte na Rede

Secretaria de Educação

O Ensino da Arte na Rede Municipal de Ensino de Criciúma foi inserido no currículo em todos os níveis da educação em 2006, sendo até então, disciplina do 6º aoano. Os/as arte-educadores/as são na maioria concursados e formados em licenciatura plena na área que atuam, isto é, formados em Arte. Não possuímos profissionais de outra área atuando no Ensino da Arte.

Com o Ensino da Arte em todos os níveis da educação e com a intenção de repensar e dar maior significado ao fazer docente, a Proposta Curricular do Município encontra-se embasada na perspectiva Histórico-Cultural de sociedade e de currículo sustentada na diversidade dos sujeitos envolvidos no processo educativo e organizada por área de conhecimento na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Em cada área, sua fundamentação teórica, objetivos de ensino, conceitos essenciais para o trabalho em sala de aula e sugestões metodológicas para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem. A Proposta Curricular na íntegra está disponível no site da Secretaria do Sistema de Educação.

A organização curricular para o Ensino da Arte no texto da Proposta inicia com a trajetória do ensino da arte no Brasil, aborda os objetivos da área e os conceitos essenciais. Sendo identificado como conceito essencial o núcleo base de sustentação dos conteúdos a serem articulados nos Projetos de Trabalho. Eixos de trabalho como articuladores são utilizados da seguinte forma: Eixo 01 - Arte e Estética; Eixo 02 - Arte e Processo; Eixo 03 - Arte e Sociedade e Eixo 04 - Arte e Procedimentos Pedagógicos. O texto finaliza com as orientações didático-metodológicas e com exemplos de práticas criadas pelos/as professores/as durante a construção da Proposta.
As formações continuadas ocorrem como um Projeto apoiado pela atual gestão, tendo como parceira a UNESC, proporcionando aos arte-educadores e as arte-educadoras acesso constante aos estudos sobre a Proposta Curricular buscando maior qualidade de ensino, dando subsídios para o dia-a-dia em sala de aula.

Com as atuais ações e as que estão por vir, tendo como foco principal nossos/as alunos/as, desejamos alcançar uma educação pautada em nossos sonhos ideais, voltada para o respeito e a dignidade humana.

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