Saiba Mais:

A campanha Nacional de Vacinacao sera realizada com definicao de grupos prioritarios.

4.1 Objetivos

Reduzir a mortalidade, as complicacoes e as internacoes decorrentes das infeccoes pelo virus da influenza, na populacao alvo para vacinacao.

4.1.2 Grupos prioritários a serem vacinados e recomendações

- Crianças de seis meses a menores de dois anos: deverao receber a vacina contra influenza.Todas as criancas que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal, devem receber apenas 1 dose em 2013. Tambem deve ser considerado o esquema de duas doses para as criancas que serao vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias apos a 1a dose.

- Gestantes: deverao receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional. Para o planejamento da acao, torna-se oportuno a identificacao, localizacao e o encaminhamento dessas, para a vacinacao nas areas adstritas sob responsabilidade de cada servico de saude dos municipios. Para este grupo nao havera exigencia quanto a comprovacao da situacao gestacional, sendo suficiente para a vacinacao que a propria mulher afirme o seu estado de gravidez.
A vacinação de gestantes contra a influenza e segura em qualquer idade gestacional.

- Puérperas: mulheres no periodo ate 45 dias apos o parto, serao incluidas no grupo alvo de vacinacao. Para isso, deverao apresentar qualquer documento, durante o periodo devacinacao (certidao de nascimento, cartao da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

- Trabalhador de Saúde: eleito para vacinacao e aquele que exerce atividades de promoção e assistencia a saude, atuando na recepcao, no atendimento, na investigacao de casos de infeccoes respiratorias, nos servicos públicos e privados, nos diferentes níveis decomplexidade,

Povos indígenas: a vacinacao sera indiscriminada para a toda populacao indigena, a partir dos seis meses de idade. A programacao de rotina e articulada entre o Programa Nacional de Imunizacoes (PNI) e a Secretaria de Atencao a Saude Indigena (SESAI).

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverao receber a vacina Influenza.

Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério daSaúde em conjunto com sociedades cientificas): a vacinacao contra influenza  temcontribuido na reducao das complicacoes e da mortalidade em individuos portadores de doencas cronicas e outras condicoes especiais. Estes individuos deverao ser incluidos na campanha de vacinacao de 2013, conforme o Quadro 1.

Pacientes ja cadastrados em programas de controle das doencas cronicas do Sistema Unicode Saude (SUS) devem se dirigir aos postos que estao cadastrados para receberem a vacina. Caso o local onde sao atendidos regularmente nao tenha um posto de vacinacao, devem buscar a prescricao medica na proxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedencia, para evitar filas no periodo da vacinacao. Pacientes que sao atendidos na rede privada ou conveniada, tambem devem buscar a prescricao medica com antecedencia, junto ao seu medico assistente, devendo apresentalanos postos de vacinacao durante a realizacao da campanha de 2012

Quadro 1. Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal – Brasil, 2013.
Categoria de risco clínico Indicações

Lista das Unidades de Saúde

Local de atendimento:

Setor de Imunização