Prefeitura Municipal de Criciúma
Horário de funcionamento das 08:00 ás 17:00
E-mail: atendimento@astc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3462-3800
Rua Cel. Marcos Rovaris, 443 - Centro - Criciúma - SC
CEP 88801-100
Página Inicial > DTT > Semana Nacional de Trânsito
Semana Nacional de Trânsito

SNT2012.jpg

 

TEMA: “DÉCADA MUNDIAL DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA DO TRÂNSITO – 2011/2020:
Seja VOCÊ a mudança no Trânsito."

O Departamento Nacional de Trânsito como órgão máximo executivo de trânsito da União, tem por missão cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo CONTRAN, mas também procura levar para a sociedade brasileira uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Um dos grandes objetivos deste Departamento é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, assim, estamos sempre convocando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito.

As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/DENATRAN vem contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, visando diminuir o numero alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito. O Governo Federal quer sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

É importante alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas.

Cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito para que possamos cada vez mais PRESERVAR VIDAS.

Números de Criciúma e Região Carbonífera:

Desde o início do ano, 43 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Região Carbonífera, 11 óbitos em Cricíúma. Em relação ao mesmo período de 2014, o Instituto Médico Legal (IML) registrou uma redução de 37,6%, comparado com 69 mortes na região e 15 no município, no ano anterior.

A Semana Nacional de Trânsito – prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – terá a missão de chamar a atenção das pessoas com relação as suas atitudes e comportamento no trânsito, tanto como motorista quanto como pedestres, procurando incentivar as pessoas para que façam sua parte, não esperando que o outro faça primeiro e buscando também que as pessoas tenham mais tolerância, paciência e principalmente respeito com o próximo.