Prefeitura Municipal de Criciúma
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Cadastro único para programas do governo federal

O QUE É O CADASTRO ÚNICO

É um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda: renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Famílias com renda maior podem ser cadastradas se a inclusão estiver vinculada à seleção de programas sociais implementados em âmbito federal, estadual ou municipal.

O cadastro Único é a porta de entrada para programas e serviços do Governo Federal, dentre eles:

  • Programa Bolsa Família (PBF);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Tarifa Reduzida da Dona de Casa;
  • Carteira Interestadual do Idoso;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Serviços de Proteção Social Básica e Especial;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • ID Jovem;
  • Isenção de taxa para concursos públicos:
  • Entre outros.

CADASTRO ÚNICO EM CRICIÚMA

Total de famílias inscritas no Cadastro Único/outubro de 2017 - 8.063 – este número oscila mensalmente.

 

DENTRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS DESTACAMOS:

  • Identificação das famílias que compõem o público alvo do Cadastro Único, realizando as operações de cadastramento e atualização cadastral;
  • Visitas domiciliares;
  • Analise dos dados e zelo pela qualidade das informações coletadas;
  • Capacitação do preenchimento dos formulários do CADÚNICO;
  • Alimentação do sistema do CadÚnico, mantendo atualizada a base de dados do Município;
  • Conferência dos dados digitados;
  • Orientações e informações as famílias cadastradas e/ou com perfil para inclusão no Cadastro, bem como encaminhamentos a rede socioassistencial e intersetorial;
  • Análise e fornecimento de dados do CadÚnico para subsidiar o planejamento das políticas sociais públicas e demais políticas sociais;
  • Monitoramento de todos os cadastros (transferências, exclusões, cadastros desatualizados verificar para excluir);
  • Atendimento de demandas da SENARC/MDS;
  • Manutenção do arquivo dos formulários por um período de 5 anos;
  • Emissão de declaração para o acesso a Tarifa Social de Energia Elétrica, tarifa reduzida de Dona de Casa, às famílias;
  • Emissão da Carteira Interestadual do Idoso;
  • Inclusão de todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC.

 

LOCAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUE REALIZAM O CADASTRANMENTO DAS FAMÍLIAS

  • Unidade Central
  • CRAS Cristo Redentor
  • CRAS Próspera
  • CRAS Renascer
  • CRAS Santa Luzia
  • CRAS Tereza Cristina
  • CRAS Vila Miguel
  • Centro POP (Pessoas em situação de rua)