Conselhos
Data: 28/02/2020 - Escrito por: Maria Henrique Leandro - Imagem: Maria Henrique Leandro

//Plataforma para acompanhamento de ações dos conselhos municipais é disponibilizada em Criciúma

Recurso será alimentado com atas, leis, eventos, notícias, dentre outras informações

Criciúma possui 23 conselhos. Eles são órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e por possibilitarem a participação ativa dos cidadãos no processo de criação de políticas públicas. Como existem pessoas que desconhecem as ações realizadas pelos conselhos, uma plataforma está sendo disponibilizada. O recurso foi implantado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e será alimentado com atas, leis, eventos, notícias, dentre outras informações, que estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (2), no site conselhos.criciuma.sc.gov.br.

"A coordenação do conselho serve para estar junto à população. No entanto, muitos acabam não sabendo da existência e do que cada conselho faz. Por isso, para que a divulgação se torne mais efetiva, resolvemos abrir esse acesso no site da Prefeitura de Criciúma, para que todos os interessados possam acompanhar as atas, saber o que é direito, o que está na lei e poder compartilhar com outras pessoas", comentou a secretária executiva dos Conselhos da Prefeitura de Criciúma, Ana Paula Lemos.

Todos os cidadãos podem comparecer e expressar suas opiniões nas reuniões ordinárias e extraordinárias dos conselhos. Cada um deles possui cadeiras governamentais, ocupadas pela Administração Municipal e não governamentais, que são entidades, órgãos e associações. Ambas correspondem aos que possuem direito ao voto e, cada uma das cadeiras possui duas pessoas, sendo um titular e um suplente, que na ausência de um, o outro pode substituí-lo na votação. Caso os dois estejam presentes, os dois elegem um único voto.

"Esse novo gerenciador de conteúdo vai permitir uma maior independência para que os próprios conselhos alimentem as suas informações e mantenham o site sempre atualizado", frisou o diretor do DTI, Tiago Ferro Pavan.