Data: 21/11/2019 - Escrito por: Jhulian Pereira - Imagem: Divulgação/Decom

//Mirante Realdo Santos Guglielmi: conhecidas propostas de preços para construção da estrutura

Envelopes foram abertos nesta quinta-feira (21), na Sala de Licitações, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Investimento foi viabilizado pela Administração Municipal junto ao Governo Federal

Com recurso disponibilizado pelo Governo Federal, via Ministério do Turismo (MTur), o Mirante Realdo Santos Guglielmi promete fomentar a economia local e atrair novos turistas a Criciúma. Com 30 metros de altura, a estrutura será instalada no Morro Cechinel, no bairro Mina Brasil, e proporcionará uma visão em 360º do município. Interessadas na execução das obras, as empresas Engetom Construção Civil e Engenharia Castanhel tiveram os envelopes com as propostas de preços abertos nesta quinta-feira (21), na Sala de Licitações, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Primeira colocada, a Engetom apresentou o valor de R$ 2.778.905,00. A proposta da Castanhel foi de R$ 2.789.905,58. O valor ofertado pelo Governo de Criciúma para a execução dos serviços era de R$ 2,8 milhões. Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, as planilhas orçamentárias foram encaminhadas à equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura para análise e conferência. “As planilhas serão analisadas e, depois, vamos publicar uma ata no site da prefeitura e abrir prazo de recursos, onde a empresa interessada tem cinco dias úteis para apresentar protocolos de recursos”, afirma.

Havendo protocolos para abertura de prazo de recursos, a Administração Municipal abrirá período de mais cinco dias úteis para contrarrazões. “Se a segunda colocada no processo licitatório não apresentar protocolos, a Engetom será homologada como vencedora, já que apresentou a menor proposta. Depois de finalizar essa etapa, o contrato entre Prefeitura de Criciúma e a empresa vencedora será formulado e encaminhado para a Caixa, que precisa analisar e aprovar a licitação. Isso tudo antes de iniciar as obras no Morro Cechinel”, explica Kátia.

Com os documentos aprovados pela equipe técnica da Caixa Econômica Federal, a instituição financeira solicitará ao Governo Federal a verba para viabilizar a construção da estrutura de concreto armado, com 657,42 m² de área. As obras serão iniciadas somente após a entidade emitir uma Autorização de Início de Obra (AIO) à Prefeitura de Criciúma. “Só assim o município estará apto para formular e assinar a ordem de serviço que autoriza a empresa vencedora do processo licitatório a iniciar as obras”, destaca a secretária. O prazo para a empresa concluir os serviços será de 10 meses.

Para garantir o dinheiro no MTur e viabilizar a construção do Mirante Realdo Santos Guglielmi, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, contou com o apoio do ex-deputado federal Ronaldo Benedet.