Ouvidoria - 156
ouvidoria@criciuma.sc.gov.br

Gerência de Agricultura e Agronegócio
Data: 12/11/2019 - Escrito por: Simone Costa - Imagem: Arquivo/Decom

//Biomassa de banana é novidade na Feira da Agricultura Familiar desta quinta-feira em Criciúma

Com diversos benefícios nutricionais, a biomassa agora faz parte da série de produtos oferecidos à população em frente ao Paço Municipal Marcos Rovaris

Mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar acontece nesta quinta-feira (14), das 8h às 17h, e desta vez a biomassa de banana verde vem se unir à série de produtos oferecidos pelos agricultores de Criciúma. Com alto valor nutricional e muitos benefícios à saúde, a biomassa de banana será oferecida pura, para fazer as mais variadas receitas. A feira acontece em frente à prefeitura e é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Gerência de Agricultura e Agronegócio, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

“Estamos sempre buscando novidades para auxiliar os agricultores e trazer mais público para a feira. A biomassa é um excelente produto e certamente vai cair no gosto dos frequentadores pelos inúmeros benefícios à saúde”, destacou a gerente de Agricultura e Agronegócio do município de Criciúma, Maristela Oenning Borgert Bresciani. Segundo ela, na última edição foi incluso filé de tilápia e, em breve, o caldo de cana também deve ser inserido. “São produtos importantes e diferenciados com custo menor e mais acessível à população, que terá um dia todo para adquirir essas e outras delícias”, afirmou a gerente.

Ao todo, 15 agricultores credenciados estarão vendendo grãos, temperos, flores, cuca alemã, chips de banana, bolo de pote, pamonha, feijão seco naturalmente e embutidos com certificados do Serviço de Inspeção Municipal. Também chama atenção o grande número de biscoitos e panificados com preço muito acessível. “Vale lembrar que teremos muitos alimentos orgânicos, como o morango e as verduras da época de cor verde, todos com certificação de origem garantida e sem agrotóxico em nível nacional”, garantiu Maristela.

Benefícios da biomassa de banana

De acordo com os valores nutricionais da biomassa de banana verde, ela ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol porque é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que funciona como uma fibra que ajuda a controlar a glicemia, reduzir o colesterol e dar mais saciedade após a refeição. Pode ser utilizada na substituição de ingredientes em receitas, enriquecer vitaminas, sucos e shakes, elaborar receitas sem glúten e sem lactose ou enriquecer a refeição colocando a biomassa direto no prato.