Ouvidoria - 156
ouvidoria@criciuma.sc.gov.br

Saúde
Data: 10/09/2019 - Escrito por: Maria Henrique Leandro - Imagem: Maria Henrique Leandro

//Prefeitura de Criciúma promove palestra no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Mais de 200 pessoas participaram da palestra em alusão à valorização da vida nesta terça-feira (10)

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Setembro Amarelo promove ações de prevenção e promoção da vida durante todo o mês. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Criciúma realizou uma palestra para os profissionais da Saúde. Com o tema ‘Diálogo sobre a morte e o morrer: recursos pessoais para lidar com o suicídio’, o evento ocorreu nesta terça-feira (10) no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Aproximadamente mais de 200 pessoas passaram pelo local.

“O suicídio ainda é considerado um tabu. As pessoas têm medo e vergonha de falar sobre isso e já foi provado e comprovado que falar sobre o assunto é necessário. Só assim podemos orientar as pessoas sobre os sinais que demonstram quando estão em um problema tão intenso a ponto de não saber mais lidar”, destaca a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ana Losso.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Valorização a Vida (CVV), Rede de Proteção a Vida e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). “Precisamos orientar as pessoas e sensibilizá-las para entenderem, conhecerem e identificarem os sinais e sintomas que apresentam para que possam buscar ajuda. Mais que isso, é preciso saber onde encontrar auxílio, saber que existe outras possibilidades para a resolução dos problemas”, frisa Ana.

As atividades foram prestigiadas por agentes comunitários, técnicos de enfermagem, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e enfermeiros.