Ouvidoria - 156
ouvidoria@criciuma.sc.gov.br

Data: 21/08/2019 - Escrito por: Natasha Monteiro - Imagem: Divulgação/Decom

//Prefeitura de Criciúma lança novo Portal da Transparência nesta quinta-feira

Recurso será apresentado ao público às 18h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Visando permitir que o cidadão acesse todas as informações da Administração Municipal de forma simples, clara e dinâmica, a Prefeitura de Criciúma lança nesta quinta-feira (22) o novo Portal da Transparência do governo municipal. A ferramenta será apresentada ao público às 18h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

O portal prioriza a disponibilização de informações das principais categorias pertinentes ao poder público, que são exigidas pela lei de Acesso à Informação: receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Segundo o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, o portal foi desenvolvido para facilitar as buscas por informações. Os profissionais da DTI foram os responsáveis pela criação do site. “Criamos as categorias para tornar o acesso mais prático, sendo que cada uma possui uma frase explicativa de apoio. Um glossário poderá ser encontrado no lado esquerdo da tela com as principais nomenclaturas utilizadas no site e a acessibilidade com mudança de tamanho de fonte, cor e contraste”, explica.

No primeiro acesso, as pessoas passarão por um tutorial guiado, que mostrará as funções do portal. Além disso, quatro vídeos estarão disponíveis para instruir à população sobre os seguintes assuntos: institucional, despesas, receitas e pessoal. A plataforma também terá um atendimento aos cidadãos que não encontrarem um conteúdo. Servidores da prefeitura estarão à disposição dos moradores para solucionar dúvidas.

Acesso às informações de obras públicas

No novo Portal da Transparência, os munícipes poderão consultar as obras que estão em andamento em Criciúma e as que já foram concluídas entre o fim de 2018 até o momento. As informações pertinentes as obras estarão disponíveis para consulta a qualquer momento.

“É importante que as pessoas entendam a diferença entre transparência e informação financeira, isso vai além de informações contábeis ou o que a prefeitura está gastando. O portal também mostra o que a Administração Municipal está fazendo. As obras, horário de atendimento de uma escola, de uma UBS, o expediente e a forma de contato com determinado setor da prefeitura. Nosso objetivo é deixar acessível qualquer informação aos cidadãos, sejam turistas ou empresários”, completa Pavan.