Ouvidoria - 156
ouvidoria@criciuma.sc.gov.br

Tecnologia da Informação
Data: 22/03/2019 - Escrito por: Beatriz Formanski - Imagem: Beatriz Formanski

//Criciúma é mais uma vez premiada no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Parceria gratuita com a ferramenta “Google for Education” foi destaque no evento realizado na Acic

A Prefeitura de Criciúma se destacou mais uma vez no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que ocorreu nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A parceria firmada entre Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Administração Municipal e Google, com a ferramenta Google for Education, implantada em escolas da Secretaria Municipal de Educação, foi premiada na categoria Projeto Inovador, juntamente com outras 13 cidades de Santa Catarina.

De acordo com o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a parceria para o uso da ferramenta em órgãos públicos é gratuita, desde que utilizada para fins pedagógicos, porém o trâmite de comprovação é demorado e burocrático, levando entidades a desistirem do processo. “É uma satisfação muito grande receber o reconhecimento por essa parceria que foi firmada com a Google de forma inteiramente gratuita, possibilitando a tecnologia nas escolas”, afirma.

O setor de TI do Governo de Criciúma está empenhado em orientar os profissionais sobre o uso das ferramentas que estão sendo disponibilizadas para mostrar o diferencial do instrumento, com a meta de contribuir para uma cidade inteligente.

Congresso Catarinense

O 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado pela Rede Cidade Digital, em parceria com o Governo de Criciúma, contou com a participação de representantes de seis estados brasileiros e aproximadamente 300 pessoas. As palestras foram direcionadas para o compartilhamento de informações, ideias e experiências. O objetivo foi expor exemplos positivos adotados por municípios.

Palestras

A manhã desta sexta-feira começou com a fala do prefeito de Campos Novos, Silvio Zancanaro, que explicou a implantação da plataforma “Agiliza”, que concentra os serviços prestados, de maneira semelhante a Casa do Empreendedor da Prefeitura de Criciúma, otimizando os resultados e facilitando a vida dos contribuintes.

A segunda fala foi feita pelo secretário-adjunto do Governo do Estado de Santa Catarina, Amandio João da Silva Júnior, referente a inovação como política de desenvolvimento e caminho para a nova economia e novos governos. “O governo catarinense está investimento atualmente na implantação de 13 Centros de Inovação pelo Estado. Dois deles já foram entregues, sete estão em construção e quatro estão aguardando recursos. Entre eles está o de Criciúma, que tem um grande potencial de inovação”, explica.

Quem também esteve presente para compartilhar experiências foi o diretor de inovação da Prefeitura de Salvador, Ivan Paiva, que apresentou o programa “Bahia 360”, que visa acelerar o crescimento econômico e social com oito eixos e 360 medidas.