IPTU 2020

Tecnologia da Informação
Data: 11/03/2019 - Escrito por: Beatriz Formanski - Imagem: Beatriz Formanski

//Diretoria de TI de Criciúma firma parceria com a Google

Através da Google for Education, escolas municipais terão acesso a ferramentas educacionais da empresa

Facilitar a utilização de ferramentas tecnológicas voltadas à educação. Foi para isso que a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma firmou uma parceria com a Google. As ferramentas de acesso ilimitado possibilitam aos professores e alunos o acesso a formulários de satisfação e pesquisa, realização de simulados e avaliações e até mesmo a criação de murais com os conteúdos trabalhados em sala de aula, tudo virtualmente.

De acordo com o diretor da Diretoria de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a parceria com a Google para uso da solução em órgãos públicos é gratuita, desde que utilizada para fins pedagógicos, porém o trâmite de comprovação é demorado e burocrático levando muitos órgãos a desistirem do processo. “Muitos desses órgãos se veem obrigados a contratarem empresas de consultoria para realizarem essa parceria com a Google, que acaba tendo em custo médio de R$ 150 mil, nós aqui conseguimos através da nossa equipe de TI realizar essa parceria sem custo”, relatou.

Com a parceria firmada e já em vigência, agora começam as preparações para a implantação de soluções que a Google disponibiliza, integrando outras ferramentas já utilizadas como o e-mail e docs. O processo de capacitação de profissionais também está evoluindo por meio de certificados da Google para o melhor aproveitamento das ferramentas. A Diretoria de TI conta com um profissional facilitador, responsável pela orientação dentro da Secretaria de Educação. O profissional identifica os problemas que afligem a secretaria e busca soluções através de tecnologia.

Internet em todas as escolas

Além da parceria firmada com a Google, a Diretoria de TI tem entregado infraestrutura para as escolas do município por meio do programa ‘Educação Conectada’, do Governo Federal. Atualmente todas as escolas já têm acesso à internet para exclusivo uso pedagógico. O próximo passo é a colocação de internet também nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM), buscando cada vez mais facilitar a tecnologia dentro das escolas.