Icone Acesso a informação
Portal
Transparência 
Consulta Prévia
Consulta
Prévia
Protocolo On-Line
Protocolo
On-Line


(48) 3431-0200


Ouvidoria - 156
ouvidoria@criciuma.sc.gov.br


Rua Domênico Sônego, 542 - Paço Municipal Marcos Rovaris - Santa Bárbara - Criciúma - SC CEP: 88.804-050


08:00h às 17:00h
Voltar
Tecnologia da Informação
Data: 13/12/2018 - Escrito por: Ana de Mattia - Imagem: Divulgação/Decom

//Diretoria de TI reestrutura laboratório de informática da Escola José Contim Portella

Tweet
Iniciativa surgiu como atividade da capacitação dos profissionais na área de elétrica e TI

Na última semana, profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) realizaram a reestruturação da infraestrutura de rede lógica do laboratório de informática da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Contim Portella, do bairro São Sebastião. Os trabalhos foram resultado da capacitação dos servidores nas áreas de elétrica e TI, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Conforme o diretor da Diretoria de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, o objetivo do curso foi desenvolver a capacidade de compreender, montar e prestar manutenção em redes de computadores. Ele também explica que a ementa do curso foi desenvolvida entre TI e o Senai para atender as necessidades e demandas no cotidiano.

Além disso, as 52 escolas municipais de Criciúma foram contempladas com o Programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal. A iniciativa garante acesso à internet para uso pedagógico nas escolas de ensino público. “Por isso, esta ação é tão importante, pois toda a infraestrutura de redes será refeita, de forma organizada e obedecendo padrões e normas técnicas pertinentes, disponibilizando acesso à rede tanto de forma cabeada aos computadores, além de sinal wi-fi aos dispositivos móveis”, ressalta o diretor.

Segundo o diretor, a intenção é que essa prática seja mais frequente no próximo ano, atendendo aos 33 laboratórios de informática das escolas municipais com os profissionais capacitados. “Esses laboratórios têm suma importância na vida de tantas crianças, pois muitas vezes são o primeiro contato que elas têm com a tecnologia. Firmando assim a importância social desses ambientes, que é por meio deles que há a inclusão digital de pessoas que não poderiam ter acesso à tecnologia de outra forma”, destaca.

O curso também foi em parceria com a Secretaria de Educação e teve duração de 40 horas. As aulas iniciaram no dia 10 de novembro. “Nossa meta para 2019 é reestruturar todos os laboratórios de informática, deixar o ambiente mais tecnológico, não só com computadores, mas com equipamentos que devem contribuir com as práticas realizadas pelos professores. Nossos alunos têm aulas diferentes com outras temáticas nos laboratórios, deixando de ser apenas nas salas de aula”, comenta a secretária de Educação, Roseli de Lucca.

Mais notícias

Notícias Relacionadas