Unidades de Saúde abrem neste sábado para o Dia “D” da vacinação da gripe

Até quarta-feira (10), apenas 54,90% do público alvo recebeu a dose da vacina
 / Fotos: Arquivo/Decom Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Mais uma oportunidade para se proteger contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B, está sendo disponibilizada para a população pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo este sábado (13), 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, estarão com as portas abertas para atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e buscam imunização. Até o momento, apenas 54,90% da população-alvo se protegeu contra a gripe.

Segundo a técnica em enfermagem do setor de Imunização, Kelli Barp Zanette, é importante que as pessoas sejam imunizadas neste ano, mesmo que tenham tomado a vacina em 2016, já que os vírus se tornam mais fortes a cada inverno. “Queremos evitar que as pessoas se tornem vetores de infecção na cidade. Se todos tomarem a vacina reduziremos a possibilidade de transmissão. Acreditamos que muitas pessoas irão as Unidades de Saúde neste sábado, já que é uma oportunidade de se protegerem”, comenta.

Até o momento, das 55.892 pessoas que necessitam tomar a dose, apenas 21.377 procuraram os postos de saúde para se imunizar, totalizando 54,90%. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% da população-alvo até o dia 26 de maio.